Ultima atualização 20 de abril

Novas oportunidades se abrem para o corretor

Em evento do Clube dos Corretores de Seguros São Paulo, Tokio Marine destaca os caminhos para que os corretores alavanquem seus negócios

Acostumada a crescer acima da inflação, a indústria de seguros viu os resultados encolherem nos últimos dois anos. No entanto, sinais positivos já começam a aparecer. Um deles é a estimativa do Banco Central de que o processo de recolocação das empresas deve começar no último semestre. O índice de confiança do setor também mostra boas perspectivas e atingiu, em janeiro deste ano, o maior nível desde 2014, quando o mercado estava em alta.

“Não há motivos para expectativas ruins. Já batemos no fundo do poço e agora estamos em um momento de retomada lenta”, disse o presidente da Tokio Marine, José Adalberto Ferrara, durante almoço realizado pelo Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP) na última terça-feira (14).

Mesmo quando a economia não vai bem, novas oportunidades se abrem para o corretor. Além da carteira de automóvel, que busca alcançar os mais de 36 milhões de veículos que circulam sem seguro, vale um olhar mais atento para as carteiras residencial e empresarial, considerando que mais de 58 milhões de casas estão desprotegidas e mais de três milhões de pequenas e médias empresas não possuem cobertura de riscos patrimoniais. O seguro de pessoas individual é outro caminho para se alavancar os negócios.

Novos canais de distribuição

É necessário pensar de forma diferente para que o mercado securitário cresça e nisso os corretores exercem papel fundamental. Para auxiliá-los, a seguradora apostou no desenvolvimento de novos canais de distribuição com a ferramenta Tokio Marine no Varejo. A plataforma eletrônica realiza os processos de venda e cobrança e emite, via SMS, o certificado da compra do seguro para o cliente. Com isso, a companhia foca nas mais de 100 milhões de pessoas que adentraram para o consumo na última década, além de estimular os corretores a trabalhar com microsseguros.

“Essa classe consome a garantia estendida do televisor, o seguro contra roubo e furto do celular e compra o produto de acidentes pessoais nos pontos de venda. Ela consome aquilo que o corretor não vende. Os profissionais fogem desses produtos e não fazem ideia do potencial do segmento”, destacou Ferrara, acrescentando que a empresa auxiliará os lojistas a utilizar a ferramenta. O corretor que apresentar o ponto de venda à seguradora receberá comissão.

Simplificando o seguro

Tornar o seguro mais fácil de ser compreendido pelo consumidor é um desafio constante dentro das seguradoras, que investem na divulgação do mercado segurador nas rádios, nas emissoras de TV e nas mídias sociais. Segundo Ferrara, os presidentes das seguradoras, junto com a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), já dialogam sobre a criação de um fundo para difundir a indústria.

Equipe ganha reforço

O almoço do Clube foi o primeiro evento público de José Luis Ferreira da Silva como diretor comercial da Tokio Marine. O executivo será responsável pela área nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Minas Gerais da companhia.

Em entrevista exclusiva à Revista Apólice, José Luis falou sobre as expectativas para a nova fase:

 

Lívia Sousa
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO