Ultima atualização 30 de março

Mulheres ocupam 56% dos cargos no mercado segurador

Apesar de serem maioria no setor, elas ainda têm salários menores e recebem menos ofertas de treinamentos

mulheres

Atualmente, 56% dos cargos no setor de seguros são ocupados por mulheres. “Esse é um ótimo mercado para as mulheres, pois elas conseguem manter relacionamentos mais duradouros com os clientes do que os homens, o que é muito importante nesse segmento”, afirmou a diretora de Ensino Técnico da Escola Nacional de Seguros, Maria Helena Monteiro, durante a palestra “Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil”, realizada no Rio de Janeiro. O encontro contou com a presença de 67 participantes.

Ministrado em diversas cidades do País ao longo do mês de março, o evento apresenta os resultados da segunda edição do estudo “Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil”, idealizado por Maria Helena em parceria com o consultor Francisco Galiza.

Na edição carioca do encontro, Maria Helena contou que a ideia para elaboração do estudo surgiu após a constatação de que a presença feminina a partir do nível gerencial era pequena. “Começamos a trabalhar essa questão porque notamos algo bastante curioso no mercado: quase não havia mulheres nos cargos de chefia”, contou.

A executiva apresentou dados estatísticos do Brasil e do mundo, demonstrando que a desigualdade de gêneros não é uma particularidade do Brasil. Em âmbito mundial, as mulheres ganham entre 60% e 75% dos salários dos homens, enquanto que, no Brasil, elas recebem 74% dos ganhos masculinos. Já no mercado de seguros o salário das mulheres corresponde a 72% do que eles recebem.

Apesar de serem maioria no setor, as mulheres ainda têm salários menores, recebem menos ofertas de treinamentos e as oportunidades para alcançar cargos executivos e de gerência são escassas. A pesquisa também revelou uma grande contradição: mesmo tendo maior escolaridade do que os homens, as mulheres não conseguem chegar aos postos mais altos.

Apesar das discrepâncias entre cargos e salários, Maria Helena apresentou uma perspectiva positiva. “Os dados não são muito encorajadores, mas o mercado de seguros é próspero para as mulheres. Vamos continuar trabalhando pela igualdade e pelo seguro”.

A diretora também ministrou a palestra em São Paulo, para 71 participantes. Aconteceram ainda eventos em Belém (PA) e Palmas (TO). O time de palestrantes conta também com a sócia-diretora da Cyclos Consultoria, Rosana Nerci Pinheiro Sá, e a psicóloga e psicodramatista, Andresa Pugliesi.

Edição online

Quem não puder comparecer aos eventos presenciais terá a oportunidade de assistir à palestra pela internet no dia 7 de abril, às 16 horas. O webinar é gratuito e será conduzido por Maria Helena Monteiro.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da instituição, onde mais informações estão disponíveis.

Fonte: Escola Nacional de Seguros

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock