Ultima atualização 02 de fevereiro

Projetos de lei visam beneficiar usuários de planos de saúde

Matérias em análise na Comissão de Assuntos Sociais do Senado alteram regras de planos de saúde para garantir direitos aos clientes

saúde

Dois projetos de lei alteram regras de planos de saúde para garantir direitos aos usuários.

Pelas regras vigentes, o trabalhador, após de aposentar, só poderá continuar como beneficiário se contribuiu para o plano de saúde empresarial por pelo menos dez anos. A PLS 436/2016, do senador Hélio José (PMDB-DF), elimina a exigência de prazo de contribuição e garante ao trabalhador a permanência como beneficiário, bem como de seus dependentes, após a sua aposentadoria, mesmo que não tenha contribuído com o pagamento das mensalidades.

Já o PLS 133/2015, do senador Reguffe (sem partido-DF), prevê que os planos de saúde coletivos ou empresariais com até 100 beneficiários tenham o mesmo regime jurídico que os planos de saúde individuais. Reguffe explicou que os planos de saúde coletivos são mais flexíveis quanto à rescisão ou à reajustes, o que prejudica os beneficiários.

“É importante o Poder Legislativo legislar sobre isso, coibir abusos, tratar essa questão com a atenção que ela merece, porque os planos simplesmente não vendem mais os planos individuais, obrigando os consumidores a terem que adquirir planos coletivos. Fica criando subterfúgios para ludibriar a boa-fé do consumidor que, muitas vezes, não tem informação”, disse Reguffe.

Em 2015, quando o senador Reguffe apresentou a proposta, eram mais de 48 milhões de beneficiários de planos de saúde de assistência médica no Brasil, dos quais mais de 32 milhões de pessoas estavam vinculadas a planos de saúde coletivos. Em relação à cobertura odontológica, eram cerca de 22 milhões de beneficiários, com mais de 16 milhões vinculados a algum plano coletivo empresarial.

Tramitação

Os dois projetos estão em exame na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Fonte: Iara Farias Borges, Rádio Senado

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock