Ultima atualização 24 de fevereiro

Sompo Seguros cresce 17,4% em 2016

A Sompo registrou ainda um lucro líquido da ordem de R$ 49,9 milhões, um Patrimônio Líquido de R$ 1,1 bilhão e Ativos Totais de R$ 3,8 bilhões

gráfico crescente sompo

A Sompo Seguros S.A. alcançou em 2016 um total superior a R$ 3,1 bilhões em Prêmios de Seguros, segundo Demonstrações Financeiras publicadas nesta sexta-feira, dia 24 de fevereiro. Esse valor é 17,4% superior aos R$ 2,7 bilhões registrados em 2015 e resulta da estratégia estruturada para a companhia, de crescimento da ordem de 15% ao ano até 2020.

Com isso, a companhia atinge expansão acima do mercado (incluindo Seguro Saúde), cujo avanço é estimado pelo mercado em algo entre 9% e 11% para o ano de 2016. A companhia registrou ainda um lucro líquido da ordem de R$ 49,9 milhões, um Patrimônio Líquido de R$ 1,1 bilhão e Ativos Totais de R$ 3,8 bilhões.

O segmento de Ramos Elementares Corporativos (RE Corporativo, ou grandes riscos patrimoniais) foi o que apresentou melhor desempenho e passou de R$ 116,7 milhões em 2015 para R$ 275,6 milhões em 2016. Isso representa um crescimento de 136,2%, impulsionado sobretudo por negócios fechados na área de Energia.

Já nos seguros de Pessoas, a seguradora alcançou R$ 290,6 milhões no ano passado, que é 66,6% superior aos R$ 174,4 milhões de 2015. Outro segmento com resultado expressivo foi o de Transportes, que passou de R$ 164,4 milhões em Prêmios de Seguros em 2015 para R$ 254,6 milhões em 2016, resultando num crescimento de 55,1% num ano em que o segmento logístico foi fortemente afetado pelos efeitos recessivos da economia. A eles, seguiu-se o ramo de Automóvel, que cresceu 12,7% e passou de R$ 878,2 milhões em 2015 para R$ 989,5 milhões em 2016. Já a área de Ramos Elementares Massificados obteve crescimento de 6,7% e passou de R$ 707,3 milhões em 2015 para R$ 754,5 milhões em 2016. Em Seguros DPVAT, houve uma queda em Prêmios de Seguros, que passaram de R$ 92,7 milhões em 2015 para R$ 88,5 milhões em 2016 (-4,5%).

Na área de Seguro Saúde, foi registrada uma queda de 9,4%, quando passou de R$ 558,7 milhões em contraprestações líquidas /prêmios de seguros em 2015 para R$ 506,2 milhões em 2016. Essa retração era prevista, tendo em vista que, em 2016, o mercado foi afetado pela redução de quadro de funcionários das empresas, o que impacta no valor das faturas de seguros.

Outro fator importante que contribuiu para a redução em relação ao ano de 2015 foram estudos realizados e recursos investidos na reestruturação do conceito adotado nos serviços oferecidos. Com isso, a companhia reestruturou sua oferta e lançou em novembro os planos de seguro Saúde Empresarial – Acesso, Clássico, Estilo e Supremo – em modalidades que contemplam o segmento empresarial, a partir de duas vidas. Os produtos visam atender as empresas que buscam fornecer benefícios de qualidade no atendimento médico hospitalar para seus colaboradores e respectivos dependentes, com qualidade, previsibilidade no equilíbrio financeiro e na gestão de riscos. Por meio do novo serviço, pacientes podem ter o direito de realizar determinados procedimentos de alta complexidade com equipes especializadas de centros médico hospitalar de referência, mesmo se esses serviços não estiverem na rede específica do segurado. Com isso, a companhia estima uma retomada do crescimento nessa área em 2017.

Expansão do portfólio

Não foi só no segmento Saúde que a Sompo apresentou novidades. Ao longo de 2016, foram colocados no mercado uma série de produtos com a finalidade de atender demandas de segmentos específicos da sociedade, em diferentes ramos de seguros. Entre eles, estão: Auto Supremo e Caminhoneiro Seguro (Automóvel), Vida Top Mulher (Pessoas), Seguros Empresariais (Escolas, Clínicas e Consultórios e Riscos Especiais) e Siga Bem Seguro (Transportes).

A estratégia da companhia também contemplou o investimento em capital humano e na infraestrutura tecnológica de ponta, o que propiciou mais eficiência e agilidade nos trâmites de gestão e tomadas de decisão. O ano de 2016 também foi marcado pela conclusão do processo de integração da operação realizada nos dois anos anteriores. Com isso, a marca Yasuda Marítima deixou de existir, para dar lugar, em 1º de julho, à Sompo Seguros, uma marca global, japonesa de origem, mas com um DNA bem brasileiro. A companhia também investiu numa ampla campanha de comunicação para reforçar o conhecimento da marca.

2017

Já para 2017, a companhia continua com a expectativa de alcançar um crescimento de duplo dígito. A expectativa de alcançar mais presença e share de mercado está calcada em levantamentos das demandas e oportunidades em cada região em que a Sompo mantém presença. A companhia segue entre as líderes em segmentos como Seguro Residência, Condomínio, Benfeitorias e equipamentos agropecuários, Riscos Nomeados e Operacionais, Transportes, entre outros; e com a estratégia de lançamentos de novos produtos.

Logo no mês de janeiro foi lançado o seguro Auto + Residência. Com ele, o segurado poderá contratar o seguro para o veículo e escolher um plano de coberturas para proteger também a casa, a um preço atrativo. A Sompo Seguros já prepara novidades em termos de produtos que devem ser apresentadas ao mercado ainda no primeiro semestre deste ano.

Francisco Caiuby Vidigal Filho, diretor-presidente da Sompo Seguros afirmou que “o Brasil segue como um dos principais mercados para a expansão do Grupo Sompo no mundo. A companhia acredita no potencial do mercado segurador local e está empenhada em contribuir com as soluções de seguros que possam atender às demandas do consumidor, incrementar a participação do setor no PIB e viabilizar oportunidades de negócios para nossos parceiros corretores de seguros”.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO