Ultima atualização 05 de janeiro

Os modelos de seguro das Insurtechs

As apólices pay-as-you-go (pagamento feito na medida do uso) estão cada vez mais em voga e contam coma tecnologia como aliada

insurtechs automóvel2

De fato, o primeiro papel documentado como uma apólice de seguro, uma apólice comercial, data de 13 de fevereiro de 1343. Ela cobria 10 fardos de linho em uma viagem entre Pisa e Sicília; era uma apólice pay-per-use (pague por uso, em tradução livre) em um carregamento temporário. Isso ocorreu no meio do período renascentista italiano.

Avançando 673 anos entra-se na era do seguro baseado no uso e as apólices pay-as-you-go (pagamento feito na medida do uso) estão cada vez mais em voga. A grande diferença entre hoje e a época da Renascença, no entanto, é a tecnologia. Não há caminhos para voltar, é possível apenas seguir em frente.

Se a economia compartilhada com consumo colaborativo se expande, o modelo sob demanda continua a crescer, e o modelo pay-as-you-use continua a criar opções inovadoras, isso teria implicações dramáticas no longo prazo para os seguros – e quase todas elas são positivas do ponto de vista das Insurtechs. Então, é preciso considerar o que o seguro baseado no uso significa para os consumidores, o que fará pelos seguradores e como eles precisarão preparar suas empresas para aproveitar essa maré.

Consumidores e a economia pay-as-you-use

Pay-as-you-use é um princípio econômico comum, baseado nas soluções de tecnologia atuais. A única maneira de tornar isso rentável é fazer com que o consumido veja os variáveis benefícios de sua utilização, a facilidade de utilização e despesas flexibilizadas.

Quando uma empresa nos EUA introduziu a cobertura pay-per-mile (pague por milha, em tradução livre) para motoristas, naturalmente isso chamou mais a atenção de motoristas que rodavam pouco com seus carros. Assim, eles sentiram que, finalmente, seriam tratados de maneira adequada. Eles se beneficiaram de menos dólares pagos em prêmios e eram recompensados com uma experiência customizada que fazia com que eles se sentissem reconhecidos.

Os consumidores de hoje construíram, por meio de suas preferências, a experiência digital, valorização de relacionamento, sob demanda, economia compartilhada etc. O Airbnb, por exemplo, está transformando o tempo desperdiçado em inatividade em atividade e receita produtiva. Essa companhia e outras transformaram o aparelho celular em um poderoso mercado de opções maneiras de uso simplificadas, padronizando a qualidade do serviço e a transparência na precificação. Essas tendências levarão alguns clientes a só fazer negócios com aqueles que possam fornecer coberturas baseadas no uso.

A janela da oportunidade

Está aberta de novo. A janela da oportunidade está aberta para seguradores que desejam preparar seus modelos de negócios, produtos, processos e sistemas para abranger a cultura do pay-as-you-go. Um relatório elaborado por uma consultoria sobre os hábitos dos consumidores de seguros afirma que os clientes estão mais interessados em receber um preço justo do que estão em ganhar o menor preço.

O relatório também mostra que em todos os grupos geracionais o seguro automóvel baseado na utilização do motorista é bem aceito por 30% a 50% dos entrevistados considerariam o seguro pago por uso e uma porcentagem semelhante tem interesse em seguros por demanda, para um evento específico, item ou hora do dia.

Essa estatística representa muito, considerando que os entrevistados são todos segurados – dispostos a permanecer ou trocar de companhia com base em seus sentimentos sobre o que é justo, a qualidade de serviço, valores e necessidade. Seguradores que não estiverem preparados precisam se preparar agora e rápido!

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock