Ultima atualização 02 de dezembro

Novas tecnologias biométricas garantem maior segurança

Cidadãos, empresas e instituições devem buscar tecnologias de identificação a fim de inibir fraudes e a falsificação de documentos

tecnologias

Adquirir crediários de forma fraudulenta, com uso de documentos falsos, ou mesmo utilizar cartão de plano de saúde de terceiros para efetuar compras de medicamentos, implicando em golpes junto à operadora de saúde. São dois exemplos simples, mas que reforçam a importância dos cidadãos, empresas e instituições em buscar tecnologias de identificação, a fim de inibir fraudes e a falsificação de documentos.

A segunda edição do Biometrics HITech apresentou as últimas novidades a dispor do mercado nacional. Durante o evento, a empresa Thales apresentou um documento de identificação com os dados biométricos criptografados (com leitura de digitais, íris e face) que não permite falsificação. O documento pode ser utilizado pelo varejo e em empresas de saúde, pois evitam fraudes na compra de produtos ou serviços como as exemplificadas.

Já a Gemalto expôs um RG contendo um chip com leitura biométrica (já em uso no Uruguai) que garante a veracidade de um documento único, novo projeto proposto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Identificação Civil Nacional possui o CPF como número único e a biometria como meio para identificar os cidadãos, aproveitando a coleta do TSE.

A solução proposta pela Formalizar e-Signature garante a cultura da assinatura a punho no mundo digital. Com validade jurídica, a solução confere segurança de documentos eletrônicos (mesmo remoto), uma vez que consegue identificar a autenticidade da mesma, por meio de armazenamento de dados comportamentais do assinante tais como pressão (da mão na hora de assinar), velocidade, aceleração e inclinação da caneta.

Além de expor as tecnologias, o evento realizou paralelamente uma conferência para debater o potencial de uso de tecnologias biométricas em instituições financeiras, varejo, e-commerce, recursos humanos, educação e saúde, entre outros.

Próxima edição

A terceira edição será em setembro de 2017, em Brasília, em realização conjunta Congresso Brasileiro de Identificação da Federação Nacional dos Profissionais em Papiloscopia e Identificação (Fenappi).

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock