Ultima atualização 06 de dezembro

CNseg lança Comissão de Inteligência de Mercado

Trabalhos devem ter início no 1º trimestre de 2017. Grupo pretende trabalhar com dados computacionais e gerar informações que sejam do interesse do mercado

cnseg

Atualmente, os sistemas computacionais das empresas e demais instituições do mercado segurador já são capazes de gerar uma quantidade significativa de dados. Assim, o desafio já não é ter acesso a esses dados, mas tratá-los de forma eficiente, extraindo informações relevantes que possam agregar valor ao negócio.

Atenta à questão, a CNseg lança a Comissão de Inteligência de Mercado, cujos trabalhos devem ter início ainda no primeiro trimestre de 2017. O prazo para as Federações associadas indicarem oito representantes do mercado para a Comissão terminou em 30 de novembro. Posteriormente, a CNseg indicará mais oito.

Mas apesar de a Comissão só estar sendo lançada agora, o tema já não é novo para a Confederação, um vez que faz parte do planejamento estratégico da CNseg e já vem sendo tratado por meio de um grupo de trabalho formado por profissionais da área de Inteligência de Mercado.

Tradicionalmente, o profissional de Inteligência de Mercado analisa os dados, informações, estatísticas para realizar análises qualitativas do mercado potencial, da concorrência, de nichos de mercado, de potencial de crescimento, entre outras. Além disso, calcula, dentro da carteira da empresa, como estão os índices financeiros e econômicos, comparando-os com os do mercado como um todo.

Atividades

Estruturada, a Comissão pretende trabalhar com esses dados e gerar informações que sejam do interesse de todo o mercado segurador. Também pretende aprimorar as técnicas de análises estatísticas, além de identificar todos os bancos de dados passíveis de terem informações relevantes extraídas, como os da Susep, ANS, IBGE, etc.

Ciente de que a revolução tecnológica pela qual o mundo atravessa traz fortes impactos no comportamento dos consumidores e em sua forma de demandar produtos e serviços, a nova Comissão terá ainda a missão de procurar antever tendências de consumo, contribuindo também para a criação de eventuais produtos.

“Um dos primeiros passos em todo esse processo é o da identificação de dados e informações que precisam ser priorizados. As empresas já sabem basicamente o que querem conhecer e quais os seus calos. O problema é juntar todos esses dados e informações de empresas heterogêneas de forma a obter resultados que beneficiem a todos”, afirma Juliana Tavares, da Superintendência de Projetos e Estudos da CNseg, coordenadora do processo de estruturação da Comissão.

Caso a Comissão siga os passos do Grupo de Trabalho, os três temas prioritários devem ser projeções de arrecadação do mercado segurador, identificação de bases de dados que possam gerar estatísticas consistentes sobre lacunas de cobertura de seguro e potenciais de crescimento e penetração, e a comparação dos índices de eficiência das seguradoras, feito complicado até então devido à limitação de bases disponíveis pela Susep e das atuais metodologias de cálculo.

Os trabalhos da Comissão ainda devem contribuir com o programa de Educação em Seguros da CNseg, à medida em que gerem informações para uma melhor compreensão do seguro por parte da população.

Fonte: CNseg

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO
pt_BRPortuguês do Brasil