Ultima atualização 01 de novembro

Câmara pode ter comissões para debater seguros online

Muitas das seguradoras 100% online não possuem registro na Superintendência de Seguros Privados, órgão regulador do mercado no Brasil

online

O seguro pela internet poderá ter seus meios de atuação debatidos. O deputado federal Lucas Vergilio (SD-GO) apresentou requerimentos às Comissões de Finanças e Tributação (CFT) e de Defesa do Consumidor (CDC) da Câmara dos Deputados pedindo a realização de audiências públicas para esclarecer a comercialização e a propaganda destes produtos.

Muitas das seguradoras 100% online não possuem registro na Susep, o órgão regulador do mercado no Brasil.

A opção apresentada aos clientes como “rápida, fácil e moderna” pode trazer dores de cabeças. Deve ser muito bem avaliada para não se tornar uma armadilha para o consumidor.

“Os anúncios veiculados pregam a venda direta de apólices e a propaganda pode iludir o consumidor ao dizer que o corretor de seguros não é necessário”, alerta o deputado no documento.

O seguro não é apenas uma contratação ou a sensação de segurança e cobertura. É dar ao cliente a garantia de bons produtos, caso alguma eventualidade aconteça. O corretor conhece o mercado e os perfis de seguros mais indicados aos clientes.

“Uma seguradora online e sem registro é uma ilusão perigosa”, critica o presidente da Fenacor, Armando Vergilio. “Trata-se de um desafio ao Código de Defesa do Consumidor, pelos riscos que acarreta para quem é enganado na compra de produtos. Para os corretores, é um desrespeito com nossa profissão, devido à propaganda desrespeitosa”, alerta.

A CDC tem competência para tratar do tema, pois a prática afronta ao art. 6°, inciso III, da Lei n° 8.078/90.

Já a CFT tem entre suas competências, segundo o Regimento Interno da Câmara dos Deputados, o controle do sistema nacional de seguros privados e capitalização.

Os requerimentos pedem que sejam convidados para as audiências o diretor Presidente da Caixa Seguridade Participações S.A, o presidente da Caixa Econômica Federal, o presidente da empresa Youse Seguradora e um representante da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Youse Seguros

A Susep advertiu a seguradora online Youse Seguros por meio de nota de esclarecimento ao mercado, alertando que a empresa que não está autorizada a funcionar e não pode comercializar produtos de seguro.

“A Youse não é sociedade seguradora autorizada a funcionar pela Susep, consequentemente, não possui produtos aprovados pela Susep, nem tampouco autorização para comercializar produtos de seguro”, diz trecho da nota.

A autarquia alerta ainda que a Youse já foi notificada quanto a sua propaganda, por induzir a erros potenciais consumidores. A Susep analisa várias denúncias contra a Youse por comercialização de produtos de forma indevida. O alerta da Superintendência é para que o consumidor fique atendo e em caso de dúvidas busque informações.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock