Ultima atualização 08 de novembro

Resseguradora estuda tecnologia blockchain

O blockchain, tecnologia criptográfica que está por trás da moeda virtual bitcoin. A experiência piloto ganhará aplicação para o mercado segurador

blockchain

O IRB Brasil RE começa a estudar novas aplicações para o blockchain, tecnologia criptográfica que está por trás da moeda virtual bitcoin. A experiência piloto ganhará aplicação para o mercado segurador por meio de um cartório eletrônico. Nele, será possível realizar um registro com assinatura digital e criptografada, conhecida como transação blockchain.

Atualmente, somente as empresas do mercado financeiro utilizam esta tecnologia. Porém, há aplicações que vão além de transações financeiras. O certificado digital agiliza as formalidades burocráticas, reduz custos e o tempo das pessoas. Além disso, garante acreditação irrefutável, sigilo e integridade dos documentos eletrônicos. A segurança do sistema está na utilização da criptografia para registrar, validar e autenticar documentos. Dessa maneira, são excluídos do processo intermediários como, banco, correio, emissores e corretores, trazendo muito mais agilidade.

Investimentos

Nos últimos anos, o IRB vem investindo alto em tecnologia. Desde 2009, foram aplicados mais de R$ 90 milhões em melhorias em TI e implementação de sistemas integrados. Um exemplo disso foi a instalação de um programa que permitiu agilizar o tempo de fechamento contábil da área de controladoria. Duração passou de 1 mês para apenas 5 dias. Outro ganho foi no espaço do Datacenter, local que abriga servidores e sistemas de armazenamento de dados, que reduziu a ocupação deste ambiente em 40%.

A área de Recursos Humanos também se beneficiou com os avanços tecnológicos. No ano passado, a área passou a contar com o Success Factors, uma solução da SAP baseada na nuvem. Ela possibilita aos gestores visualizar uma série de relatórios que auxiliam na tomada de decisões estratégicas.

Também no Success está a rede social Jam, que promove interação, diálogo e troca entre os colaboradores. Atualmente, o acesso dos colaboradores à rede é universal. Com uma simples conexão de internet, o colaborador tem a mesma experiência do seu local de trabalho, a partir de qualquer lugar do mundo.

Recentemente, o IRB realizou o ”I Encontro de TI no Mercado de Seguro e Resseguro Brasileiro – Inovação e B2B”, no Rio de Janeiro. Cerca de 30 clientes e fornecedores participaram do evento e conheceram toda a estrutura tecnológica do IRB e os avanços obtidos ao longo dos anos. Foram apresentadas as principais tendências tecnológicas para seguro e resseguro e de que maneira a tecnologia pode alterar radicalmente o negócio de seguros.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock