Ultima atualização 14 de outubro

Liquidação extrajudicial da Nobre Seguradora preocupa executivo

Presidente do Clube dos Corretores de Seguros de Minas Gerais alerta que situação prejudica negócios do profissional e preocupa clientes
helder-lara-barbosa
Helder Lara Barbosa

O presidente do Clube dos Corretores de Seguros do Estado de Minas Gerais, Helder Lara Barbosa, se diz preocupado com a liquidação extrajudicial da Nobre Seguradora. “Ainda não nos recuperamos dos traumas recentes de duas outras empresas, Confiança e Mutual, e já temos outra?”, indaga o executivo.

Ele alerta para que os corretores redobrem a atenção aos modelos de negócios das seguradoras com as quais pretende estabelecer parcerias, verificando os nichos de negócios, formação de preços, políticas de comissão e promessas, além de atenção aos números de balanço.

No entanto, Barbosa enfatiza que não se pode generalizar e atribuir ao corretor de seguros as responsabilidades que nem sempre são do profissional. “Não é o corretor que quebra uma empresa seguradora nem dá e renova a autorização de funcionamento a uma seguradora, muito menos fiscaliza. Se voltarmos em 2015, não me recordo de ter ouvido rumores que esta seguradora estivesse a ponto de quebrar. Se tinha, era informação mais restrita”, afirma.

Segundo Barbosa, por mais que os controles de solvência e monitoramento tenham se aprimorado, ainda não são suficientes. “No caso em questão, a direção fiscal se deu em abril e a liquidação decretada seis meses depois. Não sou especialista nesta área contábil e financeira, mas acredito ser necessário criar mecanismos que “enxerguem” o problema muito antes, para que haja tempo hábil de efetiva recuperação”.

Por fim, o presidente da entidade faz um apelo para que o superintendente da Susep, Joaquim Mendanha, juntamente com os demais técnicos da Superintendência, estude novos mecanismos de controle para tornar raros momentos como esses. “Mendanha é corretor de seguros e entende bem o estrago que esses momentos causam na vida de um corretor e em seus negócios, sem falar da preocupação e insegurança que traz aos clientes”, finaliza.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock