Ultima atualização 20 de outubro

InsurTech: um novo mundo de oportunidades para seguradores

As InsurTechs podem abrir novos caminhos para a inovação, aumentar a relevância dos produtos e serviços de seguros

insurtech

Os primeiros condutores da disrupção em seguros – as FinTechs, mais especificamente as InsurTechs – vêm de fora da indústria. O ritmo de mudança e disrupção de mercado tem sido assustador para a maioria, mas a presença crescente das companhias de InsurTech não é uma ameaça, pelo contrário. Essas empresas são sobre criar novas oportunidades para o setor.

Inovadores tecnológicos podem ter soluções para as necessidades dos clientes, mas com frequência pecam na hora de definir como aplicá-las em diferentes indústrias. As companhias de seguro estão em vantagem quanto a isso, podendo ir além na inovação, alcançando uma grande ruptura que resulte em diferenciais competitivos significativos. De fato, as InsurTechs podem abrir novos caminhos para a inovação, aumentar a relevância dos produtos e serviços de seguros, acelerar a chegada deles no mercado e fornecer novas oportunidades para a linha de frente da indústria.

Há uma combinação entre mercado e prioridades organizacionais que abrem as portas para essas novas possibilidades. Oportunidades externas relacionadas a tendências sociais e tecnológicas e que dizem respeito às mudanças de necessidades e expectativas dos clientes (que têm sido facilitadas pela tecnologia digital). Seguradores têm tomado medidas para se manter relevantes no mercado e, pelo menos, manter a posição que ocupam. Para muitas companhias, focar nessas oportunidades continua sendo algo crítico, não sendo suficiente para que elas ganhem vantagem competitiva. Oportunidades internas estão relacionadas com o uso da tecnologia para aumentar as operações e a execução dos negócios. Alguns seguradores têm usado Inteligência Artificial para aumentar as operações internas. Isso tem melhorado a eficiência e automatizado processos voltados aos clientes já existentes, às subscrições e aos sinistros.

Para tirar o máximo de proveito dessas oportunidades, os seguradores precisam determinar suas necessidades de inovação e fazer conexões significativas com os inovadores. Isso irá ajudá-los a saber em quais áreas eles devem incrementar – ações que os manterão no jogo – e em quais eles terão que se empenhar mais para atingir rupturas reais com inovação disruptiva e radical – o que pode levá-los a alcançar a liderança do mercado.

Um modelo de inovação empresarial eficaz levará em conta diferentes maneiras de encontrar e organizar diversas necessidades e ajudar a fazer grandes mudanças. O modelo ou combinação de modelos que seja mais adequado para uma organização dependerá de seu apetite por inovação, o tipo de parcerias que ela deseja e a capacidade que ela precisa.

Forças disruptivas

É importante notar que haverá exposição a novos riscos e incertezas sobre a efetividade de medidas existentes para se proteger deles. Com isso, será preciso que companhias façam considerações cuidadosas sobre a sustentabilidade de seus modelos de inovação atuais. Ser sócio ou adquirir companhias InsurTechs significa que as tradicionais fronteiras de responsabilidades do TI deverão ser cada vez mais expandidas a cada novo empreendimento.

Além disso, as startups são guiadas por inovações rápidas. Elas nem sempre consideram que problemas regulatórios e de responsabilidade, ou violações da lei, podem vir à tona mais para frente. Mudanças efetivas virão da relação muito próxima entre seguradores e reguladores, contando com o ponto de vista dos players emergentes. Enquanto a maioria dos seguradores dá suporte às mudanças feitas apenas como incremento, outros reconhecem que precisam fazer muito mais para promover as rupturas que resultarão em uma verdadeira vantagem competitiva.

A agenda dos inovadores em seguros deveria incluir:

 

  • Planejamento de cenário – qual é o cenário futuro em potencial e suas implicações?
  • Monitoramente e análise em tempo real do panorama da InsurTech. O que está disponível e que pode ajudar neste momento. O que se quer que talvez não exista ainda?
  • Determinar como as inovações do empreendimento trará mais efetividade para o aceleramento do processo e permitirá sua execução. Qual é a melhor abordagem para estimular e tirar vantagem dessa inovação?
  • Aumentar a organização com novos e diferentes tipos de talentos. Onde estão os inovadores que a companhia precisa e qual a melhor maneira de atraí-los e contratá-los?
  • Seguro Cyber e regulação. Há preparo para os desafios operacionais que a nova tecnologia pode apresentar? A companhia e seus parceiros consideraram as ramificações do compliance do que está sendo feito e planejado?

A PwC entrevistou diversos executivos da indústria e identificou seis oportunidades-chave nas InsurTechs. Há uma combinação de marketing e prioridades organizacionais que abrem portas para oportunidades externas e internas. É preciso estabelecer um padrão para inovação. Isso se faz focando nos elementos fundamentais do negócio e se movendo em direção aos potenciais cenários futuros do mercado. Isso oferece uma grande oportunidade para as companhias se diferenciarem dos seus competidores.

No entanto, a PwC entende que desenhar uma mudança em larga escala pode ser algo intimidante. A sugestão da consultoria é pensar grande e começar pequeno. Isso pode ajudar os seguradores a gerenciar melhor a mudança.  Determinar o mix de inovações apropriado para a empresa irá ajudá-la a moldar seus objetivos estratégicos e balancear o apetite por investimentos. Oportunidades com InsurTechs normalmente apresentam riscos que seguradores precisarão gerenciar e mitigar. Há sempre risco de falhar – embora o medo de falhar seja um risco ainda maior.

Confira a pesquisa completa (em inglês).

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock