Ultima atualização 03 de outubro

Índice de confiança do setor acumula alta de 69% no ano

Resultado reflete otimismo do empresariado em relação ao cenário político e a expectativa por mudanças positivas na economia

confianca

Em alta desde o início do ano, o Índice de Confiança do Setor de Seguros (ICSS) subiu 71,5% no acumulado de janeiro a setembro. Este mês, o indicador marcou 115 pontos, o melhor resultado desde 2014. Em janeiro de 2016, no contraponto dos números, havia registrado 66 pontos.

Segundo o levantamento da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), o resultado reflete o otimismo do empresariado em relação ao cenário político e a expectativa de mudanças positivas na economia brasileira.

“O principal desafio é recuperar o terreno perdido. O primeiro semestre foi duro para a economia brasileira e o setor de seguros também foi afetado. Mas a expectativa de retomada do crescimento é muito forte. Os empresários dão sinais de um reaquecimento neste segundo semestre, o que vai influenciar o desempenho dos corretores de seguros e seus negócios”, destaca o presidente da entidade, Armando Vergilio.

Os resultados do ICSS são calculados a partir de pesquisa realizada pela Fenacor com 100 empresas do setor, que indicam percentuais de 0 a 200 para a confiança na economia, rentabilidade e faturamento. Também foram apurados outros três indicadores: ICSS (de confiança do setor de seguros no Brasil), ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras) e ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras).

Segundo o levantamento, os índices tiveram as seguintes variações:

fenacor-1

Demais variações dos índices:

fenacor-2

Crescimento da economia

A pesquisa também apura a expectativa das empresas em relação ao crescimento da economia pelos próximos seis meses. Todos os três segmentos do mercado (seguradoras, corretoras e resseguradoras) registraram alta dos seus índices de confiança: 94%, 88% e 76%, respectivamente.

Quanto ao faturamento, 86% das corretoras; 98% das seguradoras e 92% das resseguradoras esperam um cenário mais favorável nos próximos seis meses. Na análise da rentabilidade, o otimismo segue em alta: 76% das corretoras; 84% das seguradoras e 77% das resseguradoras confiam na manutenção ou melhora dos índices atuais.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock