Ultima atualização 05 de setembro

Seguradora fecha parceria com a USP em projeto para idosos

Iniciativa contará com oficinas educativas sobre envelhecimento ativo e educação viária para idosos na cidade de São Paulo

 

idosos felizes 

A população mundial está atingindo índices cada vez maiores de longevidade. Projeções das Nações Unidas indicam que uma em cada nove pessoas no mundo tem 60 anos ou mais. Em 2050, pela primeira vez, haverá mais idosos que crianças menores de 15 anos. Essa realidade também se reflete no Brasil. Até 2025, estima-se que o país tenha mais de 34 milhões de idosos. A Fundación Mapfre desenvolveu uma parceria com a Escola de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) para a elaboração de oficinas de capacitação destinadas a entidades públicas que trabalhem com o público idoso.

As atividades serão coordenadas por Wilson Jacob-Filho, professor titular da USP e diretor do serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo, e estão previstas para acontecer até novembro em parceria com diversas entidades paulistanas que desenvolvem trabalhos com esse público. Nas oficinas, os programas “Com maior Cuidado” e “Segurança Viária para Idosos” serão abordados de maneira dinâmica, com exemplos práticos de como idosos podem evitar acidentes no dia a dia. O conteúdo também será direcionado à capacitação de cuidadores e profissionais de diferentes áreas correlatas. 

Envelhecimento ativo

As oficinas do programa “Com maior Cuidado” têm o objetivo de informar familiares e funcionários que lidam com pessoas acima de 60 anos e os idosos sobre como prevenir e reagir com rapidez em casos de acidente ou em situações de emergência. As ocorrências dentro de casa representam cerca de 70% das intercorrências com idosos, segundo o Ministério da Saúde.

Assim como no lar, os idosos devem zelar pela segurança no trânsito, tanto como pedestres ou como motoristas. Por isso, a companhia também oferecerá atividades do programa “Segurança Viária para Idosos”, desenvolvido com a principal finalidade de conscientizar por meio de ações educativas a adoção de medidas seguras no trânsito, para redução do número de acidentes e atropelamento envolvendo este público. Com essas iniciativas, a entidade pretende oferecer dicas e informações ao público foco e familiares para enfrentar os desafios que a maturidade traz.

Como participar: 

Para participar das oficinas basta comparecer aos locais das atividades. A programação completa e outras iniciativas desenvolvidas pelo Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas, da FMUSP estão disponíveis na página www.gerosaude.com.br.

 

Calendário das próximas oficinas de Fundación MAPFRE e FMUSP em São Paulo confirmadas em São Paulo:

 

Data Horário Local
 

12 de setembro

 

14h às 17h

Secretaria de Estado da Saúde – Anfiteatro Luiz Musolino

Avenida Dr Arnaldo, 35, Cerqueira César

 

13 de setembro

 

10h às 13h

Clube Escola Alfredo Ignácio Trindade

Rua Viri,425, Jardim São Paulo

 

21 de setembro

 

10h às 13h

Centro de Referência da Cidadania do Idoso (Creci)

Rua Formosa, 215, Anhangabaú

 

27 de setembro

 

09h às 12h

Centro de Referência ao Idoso na Zona Norte

Rua Augusto Tolle, 978, Santana

 

04 de outubro

 

14h às 17h

Centro Social João XIII

Rua Agostinho Ferreira,637, Vila Maria

 

07 de outubro

 

13h30 às 16h30

Subprefeitura Santana/Tucuruvi

Av.Tucuruvi, 808, Santana

 

17 de outubro

 

14h às 17h

Secretaria de Saúde –  Anfiteatro José Ademar Dias

Av. Dr Arnaldo,351, Cerqueira César

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock