Ultima atualização 26 de setembro

Evento discute risco climático no setor elétrico brasileiro

Seminário reuniu especialistas e os principais executivos de empresas geradoras, distribuidoras, comercializadoras e consumidoras do setor elétrico

setor elétrico

A Swiss Re Corporate Solutions promoveu, em São Paulo, o seminário “A relevância do risco climático para o setor elétrico brasileiro”. O evento reuniu executivos de empresas do setor de energia, como geradores, distribuidores, comercializadores e consumidores livres. Eles discutiram os impactos do risco climático para o setor elétrico brasileiro e alternativas estudadas para enfrentar os desafios.

O primeiro palestrante foi Mario Veiga, presidente da PSR Consultoria. Um dos maiores especialistas do setor de energia, Mario reforçou que variabilidade dos efeitos climáticos tem se intensificado. “O que acontece hoje é um agravamento dos eventos climáticos que já vimos no passado ficando mais frequentes. E isso gera impactos diretos no sistema elétrico brasileiro. O setor precisa do apoio de mecanismos de mercado”, disse o especialista.

Setor elétrico impactado

Uma das alternativas discutidas é o seguro paramétrico de índices climáticos. No Brasil, o produto foi lançado pela Swiss Re. O produto foi desenvolvido para atender aos setores da economia que são impactados diretamente por variações climáticas. É o caso das empresas de energia e do agronegócio. Isso porque permite ao contratante minimizar eventuais perdas financeiras. “O seguro paramétrico também ajuda as empresas a melhorarem sua avaliação de crédito junto aos agentes financeiros. Isso traz mais resiliência financeira através de uma efetiva gestão de risco”, explica Rodrigo Violaro, diretor de Produtos Climáticos da resseguradora.

O encontro teve ainda participação de Edvaldo Santana, professor da Universidade Federal de Santa Catarina, e Eduardo Barros das Chagas, gerente do Departamento de Energia Elétrica do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). A abertura foi conduzida por João Nogueira Batista, presidente da Swiss Re Corporate Solutions no Brasil, e Juerg Trueb, Head Global de Environmental & Commodity Markets da Swiss Corporate Solutions, que veio ao Brasil para uma série de encontros sobre o tema.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO