Ultima atualização 28 de setembro

Resseguradoras necessitam recompor reservas

Relatório global avalia a atual estrutura de capital das maiores resseguradoras do mundo e destaca companhias consumindo rapidamente suas reservas

resseguradoras

A JLT Resseguros divulgou mais uma edição do JLT Re Viewpoint. O relatório avalia a atual estrutura de capital das resseguradoras mundiais e mostra que, depois de enfrentar com tranquilidade as últimas crises financeiras, o setor pode estar entrando em uma fase mais crítica, com os maiores players globais consumindo rapidamente suas reservas.

“O mercado é bem regulado e o risco de insolvência é pequeno, mas terá que haver uma recomposição das reservas”, avalia o vice-presidente da JLT Brasil Resseguros, Pedro Farme.

grafico-jlt

Segundo o executivo, o estudo mostra que o mercado entra em um momento de inflexão. Após um ciclo de aumento de reservas, que durou do final dos anos 90 até o começo dos anos 2000, as perdas começaram a consumir parte das reservas. Ele garante, porém, que não há risco de insolvência.

Baixas de capital

Uma análise sobre as baixas de capital (impairment) das companhias entre 1969 e 2014 mostra que a maior parte (45%) foi motivada por precificação inadequada, seguida por momentos de rápido crescimento (12%). As perdas por catástrofes e as transformações no ambiente de Negócios responderam por 7% e 4% dos impairment, respectivamente.

grafico-jlt-2

“Esse momento de acumulação de reservas pode ocorrer tanto pela pressão para elevação de preço quanto pela redução de distribuição de resultado. De qualquer forma, é hora dos cedentes buscarem uma proteção adicional”, complete Farme.

Acesse aqui para conferir o estudo completo.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock