Ultima atualização 15 de setembro

Mapfre Investimentos analisa cenário econômico mundial

Políticas monetárias das chamadas economias centrais devem permanecer em modo expansionista. No Brasil, há incertezas política e econômica, aponta Mapfre

 

mundo-capitalizacao

Diante de sinais de baixo crescimento nas principais economias mundiais, motivado por diversos fatores em países como Estados Unidos, China e a região da Europa. No Brasil, prevaleceu o compasso de espera em relação à evolução dos indicadores de confiança e da definição do calendário de medidas relativas ao ajuste fiscal. A análise dos gestores da Mapfre Investimentos traz mais detalhes sobre a movimentação econômica ocorrida no mês passado.


Cenário macroeconômico

As perspectivas de crescimento nas economias centrais seguiram marcadas pelo baixo dinamismo.  Nos Estados Unidos, a economia deu sinais de que caminha com gradualismo, com crescimento dos salários relativamente fraco, reduzindo a pressão inflacionária no médio prazo. Esse resultado pode ser atribuído ao baixo crescimento da produtividade, que explica em boa parte a divergência entre o avanço robusto no emprego e a desaceleração na atividade. Isso significa que o Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos) deverá se manter cauteloso em relação à elevação da sua taxa básica de juros.

 

Europa

Medidas restritivas de comércio e imigração devem levar a menores ganhos de produtividade e no nível de ocupação em prazos mais longos na Europa, reduzindo o potencial de crescimento econômico da região. Além disso, o efeito negativo da incerteza sobre o consumo e o investimento deve causar desaceleração do produto interno bruto (PIB), em especial nos países afetados pelo Brexit. Diante disso, a expectativa dos analistas da MAPFRE Investimentos é de que o Banco Central Europeu (BCE) permaneça cauteloso e que a política monetária na região siga intacta em território expansionista.

 

China

Medidas de restrição à saída de capitais resultaram em estabilidade do câmbio e do nível de reservas na China.  Por outro lado, há desequilíbrios que impõem riscos a esse cenário de relativa calmaria. A proliferação de instrumentos de crédito alternativos eleva a probabilidade de inadimplência do sistema financeiro, em especial em instituições financeiras de médio porte.  Isso representa risco adicional para o crescimento da economia chinesa. É importante ressaltar que este momento não aponta para um movimento de recuperação, de acordo com a ilustração a seguir. Nesse contexto, a companhia avalia que haverá um cenário de contínua desvalorização do yuan e de recorrentes intervenções do governo como forma de conter a desaceleração mais intensa da economia.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO