Ultima atualização 25 de agosto

Ressaca do mar em Santos tem os primeiros sinistros

No seguro de automóvel, a cobertura para danos causados por ressacas é extremamente comum. Nos seguros de condomínio, ela deve ser contratada à parte
Foto:G1
Foto:G1
Foto:G1
Foto:G1

A cidade de Santos foi invadida por uma forte ressaca no último domingo, 21 de agosto. A água invadiu a avenida da praia e se estendeu atingindo prédios, clubes e arrastando carros. Foram registrados ventos de 90km/h na região e a travessia das balsas entre Santos e Guarujá chegou a ser paralisada. A elevação de maré registrada foi de 2,60 metros.

Com o acidente climático, avisos de sinistros começam a chegar em seguradoras e corretoras de seguro, principalmente de seguro auto. Mas é provável que nem todos os afetados sejam atendidos, pois há questões importantes a serem observadas nas apólices no que diz respeito à cobertura contra enchentes.

Para cada caso, uma maneira diferente. Enquanto no seguro de automóvel a cobertura para danos causados por enchentes é extremamente comum, muitas vezes fazendo parte das coberturas básicas, em casos como os seguros de condomínio e residencial ela deve ser contratada à parte nas seguradoras que aceitam esse tipo de risco.

Nesses casos, a contratação pode estar atrelada a uma porcentagem do valor básico. Por exemplo, se a apólice básica for de R$1 milhão e a seguradora estipula 30% de cobertura de enchente, seu limite máximo de indenização será de R$ 300 mil.

No que diz respeito ao ocorrido em Santos, o mais importante é atentar para o fato de que nem todas as seguradoras garantem cobertura para água salgada. Ou seja, se a enchente for causada por chuvas o segurado estaria coberto, mas por ressacas eles não seriam indenizados.

“Caso semelhante aconteceu em Santos há alguns anos, quando ocorreram os dois fenômenos na mesma data, chuva e ressaca, sem conseguir identificar qual o tipo de água que causou o dano. Todos foram indenizados. No caso dessa semana, está claro que os danos foram provocados por água do mar, então é preciso ficar atento às condições gerais”, alerta Pedro Motta, proprietário da FM Corretora de Seguros.

O corretor de seguros já começou a receber os primeiros avisos de sinistro e afirma que as seguradoras com as quais trabalha aceitam o risco e já estão movendo forças para indenizar seus segurados.

Motta afirma que o desconhecimento existe principalmente entre os proprietários de automóvel que acham que não têm a cobertura e ficam na dúvida do que é de direito na hora da indenização. Quando a questão é sobre condomínios e residências, há outro alerta: na cidade de Santos algumas seguradoras não cobrem este tipo de risco por conta da sua alta frequência. Elas rejeitam a solicitação do cliente para evitar sinistros recorrentes.

As apólices e diversas contratações se encontram no meio do caminho: os carros estacionados nas garagens dos prédios atingidos têm seguro caso o condomínio tenha contratado a Responsabilidade Civil garagista, que garante o bem. Sem ela, dependerá das condições do seguro contratado para o automóvel.

Amanda Cruz
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO
pt_BRPortuguês do Brasil