Ultima atualização 25 de julho

Vale a pena contratar um seguro-fiança?

Especialista esclarece as principais dúvidas sobre esta modalidade de proteção, utilizada como garantia para o recebimento do aluguel por parte do locador

Vale a pena contratar um seguro-fiança_

Utilizado como garantia para o recebimento do aluguel por parte do locador, o seguro-fiança é uma opção cada vez mais solicitada nos contratos de locação de imóveis residenciais e comerciais. Um levantamento do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) aponta que, em maio deste ano, o seguro-fiança foi utilizado em 18% das locações feitas na cidade de São Paulo. O Grupo BB e Mapfre esclarece detalhes sobre o produto e mostra como garantir uma boa negociação.

Como funciona o seguro?
Ao alugar um imóvel, o proprietário pode escolher ferramentas para garantia do retorno financeiro da locação como o fiador, depósito-caução ou seguro-fiança. “Entre essas opções, o seguro-fiança destaca-se pela fácil contratação, pois não existe burocracia”, explica Jabis Alexandre, diretor geral de Automóveis e Massificados da seguradora.

A cobertura básica do seguro é o pagamento do aluguel, uma vez que a imobiliária pode acionar a seguradora após completar dois meses sem receber o depósito do inquilino. Algumas companhias também oferecem pacotes adicionais que contemplam o ressarcimento de danos causados à infraestrutura do imóvel, à pintura, o pagamento de despesas como IPTU, condomínio, água, luz e gás e, por fim, a multa por rescisão contratual.

Quais são as vantagens para o locatário?
A apólice oferece vantagens desde o momento da contratação. Alexandre complementa que o produto “é uma alternativa para quem não pode optar pelo fiador e/ou desembolsar a alta quantia de dinheiro necessária para o depósito-caução que é, em média, três vezes o valor mensal do aluguel”.

Há ainda um plano de assistências gratuitas para a residência. O morador pode solicitar serviços de profissionais, como encanador, eletricista, chaveiro, vidraceiro etc., para a resolução de problemas domésticos básicos. A assistência pode ser acionada até três vezes ao ano.

Quanto custa?
A média praticada pelo mercado é de dois meses de aluguel, mas o preço varia conforme detalhes do contrato escolhidos pelo proprietário do local. O valor do seguro considera o perfil do segurado, as coberturas escolhidas, o tipo de imóvel, a região etc. Para facilitar a compra, algumas companhias oferecem a opção de parcelamento.

Como e quando acionar a seguradora?
A apólice pode ser acionada após a ausência do pagamento de duas parcelas do aluguel. Nesse caso, a imobiliária deve entrar em contato com a seguradora e enviar os documentos necessários. O pagamento será realizado até o vencimento da próxima parcela, após o envio dos documentos necessários.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock