Ultima atualização 09 de janeiro

Seguros automotivos: retração persiste

* Por Marcelo Blay
Marcelo Blay

O mercado de seguros automotivos segue com trajetória de retração. O valor dos prêmios de seguros automotivos ganhos em termos reais (descontando o efeito da inflação) caiu 12,8% em maio de 2016, em comparação com o mesmo período do ano anterior, o pior resultado da série histórica. O principal motivo da queda é o envelhecimento da frota automotiva, decorrente da recessão em que o País se encontra. Além disso, outros motivos contribuem, como queda da renda das famílias, baixo nível de confiança do consumidor e elevado desemprego.

Minuto Seguros 1

Na série de prêmios de seguro automotivo com ajuste sazonal, podemos observar uma queda de 14,4% do valor obtido no mês de maio de 2016, em comparação com o mês de setembro de 2014, que foi o com o maior faturamento do segmento.

Assim, com o resultado de maio, o carregamento estatístico (carry-over) para o prêmio real de seguros automotivos é de -10,5% em 2016. Isto é, se o segmento ficar estável até o fim do ano, o resultado será de retração de 10,5% em termos reais. Enquanto, em termos nominais, a queda seria de 3,2%, caso se materialize a projeção divulgada pelo relatório Focus de inflação, que é atualmente de 7,3% para o ano de 2016.

Minuto Seguros 2

A parte positiva é que a sinistralidade com ajuste sazonal está ficando relativamente bem comportada nos últimos meses, abaixo da média histórica e com ligeira elevação na comparação com o fim de 2015.

Minuto Seguros 3

Em resumo, o cenário de seguros automotivos não é favorável. No entanto, a melhora da economia com o novo governo deve potencializar as vendas de automóveis e assim iniciar uma reversão na trajetória descendente do segmento de seguros automotivos.

* Marcelo Blay, presidente da Minuto Seguros. Artigo contou com a colaboração de Philip Semple, mestre em economia pela FGV-EESP e consultor econômico da Rosas Capital Management

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock