Ultima atualização 14 de julho

Seguro garante indenização por shows cancelados

Apólice de seguro garante indenização para shows cancelados por motivos de doença, condições climáticas e até mesmo atrasos inevitáveis do artista

Roberto Carlos show

Assistir shows e espetáculos faz parte do lazer de muitas pessoas. Ver um ídolo ao vivo é o sonho de muita gente. Mas os ídolos também não estão livres de terem contratempos e precisarem desmarcar.

Foi o caso do cantor Roberto Carlos, que desmarcou uma apresentação que faria em São Paulo no último dia 26 de junho por questões de saúde. Os shows foram remarcados para 6 de agosto e  as pessoas poderão utilizar os mesmos ingressos para a nova data de apresentação.
Nos bastidores dos contratempos, é possível que exista, ou deveria existir, um seguro que cubra os prejuízos causados. “Nessa situação, o ideal é a contratação de uma apólice de eventos com cobertura de Não Comparecimento do Artista, pessoa essencial para a realização do evento”, explica Camila Russo, subscritora de RC Eventos da Berkley.
Nem sempre é possível remarcar o show imediatamente, como foi o caso da apresentação de Marina and the Diamonds, que se atrasou, perdeu o vôo e não conseguiu chegar para o Lollapalooza 2015, frustrando os fãs que só puderam ver a moça quando ela retornou ao País, para o mesmo festival, em 2016.  Nesse caso, o evento não foi cancelado por se tratar de um grande festival, mas deixou frustrados muitos fãs. O atraso inevitável do artista também está entre as coberturas disponíveis na apólice de eventos.
Além disso, o cancelamento estará coberto por qualquer causa que fuja do controle do segurado. “Caso de morte, acidentes, greve, luto nacional, condições climáticas adversas e atos terroristas”, elenca Camila.
Mesmo tendo o seguro, é preciso que o contratante esteja atento às cláusulas, para que seja evitada uma disputa judicial, como foi o caso da banda Foo Fighters que em junho deste ano entrou com um processo contra duas companhias do mercado de seguros: Lloyd’s of London e Robertson Taylor,que seguravam o evento, por causa de shows que foram cancelados após o vocalista da banda, Dave Grohl, quebrar sua perna e do ataque terrorista do último ano em Paris.

Grohl teve a fratura após cair do palco durante o show em Gothenburg, na Suécia, em junho, levando ao cancelamento do restante da turnê pelo Reino Unido e a apresentação como headline no festival Glastonburry.  De acordo com a Billboard, a banda Foo Fighters alega que Lloyds falhou ao “não pagar os valores de indenização devidos” e ressarci-los de seus prejuízos com os cancelamentos.

Há também reclamações referentes aos shows que foram cancelados após o ataque ocorrido no Bataclan, em novembro. De acordo com declaração da banda, a apólice contratada teria cláusula contra riscos de terrorismo, que cobriria os custos dos cancelamentos em Paris, Lyon, Turim e Barcelona e o Lloyds estaria questionando o pagamento dos prejuízos dos shows nas duas últimas cidades já que, por não ser na França, o cancelamento não poderia ser relacionado com o ataque terrorista ocorrido.

Quanto à Robertson Taylor, broker da apólice, a alegação é de que a companhia falhou em avisá-los que reagendar os shows da banda no Reino Unido afetaria as reivindicações de seguro.

Também é essencial para a segurança geral o seguro de responsabilidade civil, para garantir os danos causados ao público, com coberturas adicionais para os artistas, empregados e, até mesmo, para os equipamentos e estruturas montadas para o evento. “Infelizmente, muitos dos eventos realizados não possuem seguro”, lamenta Camila.

Amanda Cruz
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock
pt_BRPortuguês do Brasil