Ultima atualização 25 de julho

Business Intelligence como aliada na gestão de saúde corporativa

Muitas empresas estão com suas atenções voltadas para o uso da Inteligência de Negócios na gestão de saúde

César, da AxismedMuitas empresas estão com suas atenções voltadas para o uso da Inteligência de Negócios na gestão de saúde. Esta preocupação premente e inevitável tem justificativa a partir de um cenário constituído por envelhecimento populacional, aumento da incidência de doenças crônicas e dos índices de absenteísmo no mercado corporativo. E é no conhecimento que está a resposta para atuar sobre essa realidade.

Cada vez mais vistas como verdadeiras aliadas no segmento da saúde, as ferramentas de Business Intelligence (BI) proporcionam uma integração efetiva de dados, a fim de mapear e conhecer a saúde das pessoas. É uma ferramenta poderosa que permite conhecer e entender o perfil clínico, os hábitos e o estilo de vida de seus funcionários e dependentes, contribuindo para uma atuação mais efetiva, com maior controle e resultado.

Um estudo realizado pela AxisMed, empresa que pertence ao grupo Telefónica, ressalta a importância das ferramentas de Business Intelligence na saúde corporativa. Segundo os dados, as corporações que utilizam informações de forma dinâmica e estruturada conseguem tomar decisões rápidas e assertivas, pois seus planos de ações são efetivos.

Apenas 15% das empresas avaliadas revelaram ter domínio de informações sobre a saúde corporativa e adotam programas de gestão. Outras 51% têm conhecimento da realidade de seus funcionários e dependentes, mas suas iniciativas ainda encontram-se em estágio inicial. Já 32% das companhias estão cientes da relevância do tema, mas não as colocaram em prática, enquanto 2% simplesmente não fazem nada.

axismed

O uso do BI fornece aos gestores um escopo completo da sua população e de todos os departamentos da empresa, possibilitando mais organização no gerenciamento de resultados. Além disso, também propicia o detalhamento de todas as questão ligadas à área operacional, como o mapeamento do quadro clínico do paciente e análise de riscos, para que se atinja a eficácia no atendimento. Assim, evita-se duplicidade de exames, consultas desnecessárias e visitas constantes em prontos-socorros.

Exemplo disso é screening populacional, que consiste no levantamento do risco de saúde dos funcionários e dependentes, seja por meio da análise das contas médicas (número de consultas e exames), do uso farmacêutico ou frequência de utilização. Com base nestas informações, é possível mapear o perfil de risco do grupo estudado e, a partir daí, estabelecer ações de prevenção e gerenciamento específicas para cada situação.

Com o screening é possível identificar procedimentos específicos que podem indicar a necessidade de acompanhamento em relação a alguma doença crônica, quem mais utiliza a rede credenciada ou busca atendimento fora da rede, ou mesmo uma utilização contínua sem motivo aparente.

A possibilidade de obter rapidamente informações amplas e detalhadas também permite que os profissionais de saúde respondam a situações de risco com mais precisão e eficiência. A ferramenta armazena relatórios e indicadores com dados de exames, hábitos alimentares, internações, altas, entre outras informações sobre os pacientes. A demonstração da plataforma, eficaz para acompanhar a qualidade do serviço que está sendo oferecido, gera também confiança aos futuros clientes ou prospects.

Concluindo, para atingir a eficácia na gestão de saúde populacional é fundamental que as empresas disponham de uma ferramenta que ofereça periodicamente um perfil atualizado de monitoramento de crônicos, que informe os funcionários sobre os trabalhos de gestão da empresa e que apresente subsídios para definir planos estratégicos, identificando grupos segmentados de atuação.

 

* Cesar Rodriguez Dominguez é diretor global de eHealth da Telefónica e membro do Conselho de Administração da AxisMed

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO
pt_BRPortuguês do Brasil