Ultima atualização 21 de junho

Susep prepara mudanças no seguro garantia

Proposta é alterar as regras para que as seguradoras possam dar prosseguimento às obras licitadas em caso de rompimento de contrato

Susep prepara mudanças no seguro garantia

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), junto com o Ministério do Planejamento, prepara uma nova regulação para o seguro garantia destinado às grandes obras. A proposta é alterar as regras para que as seguradoras possam dar prosseguimento às obras licitadas em caso de rompimento de contrato.

As novas regras estão sendo desenhadas e precisarão do aval do Congresso Nacional. Entre as discussões estão o percentual assegurado pela apólice de seguro, que passaria do atual de 5% a 10% para acima de 30% do valor da obra. A justificativa é que o percentual atual é capaz de arcar apenas com a multa do rompimento do contrato e que, assim, a obra acaba sendo interrompida e um novo processo licitatório precisa ser iniciado. Com a mudança de percentual, o seguro passaria a ter a prerrogativa de garantir a conclusão da obra com a contratação de outra empreiteira.

Em entrevista ao Valor Econômico, o superintendente da autarquia, Roberto Westenberger, declarou que o atual seguro-garantia “apresenta um número muito grande de deficiências” e, assim, acaba não atendendo a necessidade do governo de concluir obras. O executivo disse que “a Susep, dentro do Ministério da Fazenda, e o Ministério do Planejamento, trabalham para ter um produto pronto na hora em que a economia começar a dar sinais de retomada” e frisou que alteração não se limita à Susep porque mudanças precisam ser feitas na Lei de Licitações (Lei nº 8.666/93), como o próprio percentual de cobertura do seguro.

No estágio atual, um esqueleto foi submetido ao Planejamento para iniciar as discussões. Com a análise da pasta, uma primeira ideia de produto é formada e a audiência pública pode ser iniciada para ouvir todas as partes envolvidas. Westenberger diz que a intenção é avançar o mais rápido possível, mas não dá prazo para a entrada em vigor da nova regulação. A expectativa é que o Ministério do Planejamento busque a alteração na Lei das Licitações.

Cobertura

O seguro garantia é relativamente recente no País, que utiliza o produto há pouco mais de 15 anos – ao contrário dos Estados Unidos, local em que a proteção conta com cobertura de 100%. Roque Melo, presidente da comissão de riscos de crédito e garantia da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), acredita que não se pode comparar o modelo americano estabelecido há mais de 120 anos com o brasileiro, lembrando que o produto americano foi desenvolvido dentro de outro contexto legal que oferece, por exemplo, prerrogativas robustas aos agentes garantidores.

A cobertura de 100%, aliás, já foi descartada tanto pela Susep quanto pelos agentes do mercado, uma vez que demandaria um prêmio tão alto que a contratação do seguro seria inviável financeiramente. O mercado defende a cobertura de 30%, valor considerado pela autarquia como “ponto de partida”. Não se sabe, ainda, se este será o percentual final, mas Westenberger declarou que “não deve ficar muito longe disso”. “Se a gente tivesse esse seguro funcionando, a conclusão de 90 em cada 100 obras seria assegurada. Por isso estudamos qual deve ser a cobertura ideal”, completou o superintendente.

* Com informações do Valor Econômico

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO