Ultima atualização 27 de junho

Novas regras da Anvisa versus apólices de seguros

Regras para recolhimento de alimentos e bebidas aumentam responsabilidade da indústria. Medidas geram impactos sobre apólice de responsabilidade civil

Novas regras da Anvisa versus apólices de seguros

As novas regras de recolhimento de alimentos impróprios para o consumo, estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aumentam as responsabilidades e, consequentemente, os riscos para as indústrias, principalmente dos segmentos de alimentação e bebidas. A avaliação é de Marta Helena Schuh, gerente do segmento de indústria da JLT Brasil, gestores de riscos, seguros e resseguros.

Segundo a executiva, a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC nº 24), aprovada no dia 2 de junho, obriga as empresas a desenvolverem previamente um Plano de Recolhimento de produtos (Recall) acessível aos funcionários envolvidos e disponível à autoridade sanitária. O plano deve estabelecer os processos adequados para o recolhimento de alimentos impróprios ao consumo e o fluxo de comunicação à agência e aos consumidores.

“Em uma primeira etapa, atender as novas exigências requer o mapeamento de toda a cadeia de fornecimento, com identificação de exposições e formulação de estratégias e procedimentos de segurança alimentar. Depois, treinar as equipes e auditar esses processos, identificando potenciais violações”, resume Marta.

Ela diz que o procedimento correto será requerido não apenas pela Anvisa, mas também pelas seguradoras, já que eventuais sinistros – que podem estar cobertos por apólices de Responsabilidade Civil de Produtos – só se efetiva quando o segurado comprova seu alinhamento com todas as normas do setor.

A gerente explica que o seguro de Responsabilidade Civil Produtos é uma solução de proteção contra perdas derivadas de contaminação de produtos e cobre todas as etapas da cadeia produtiva, do produtor rural, indústria de manufatura, indústria de processamento, distribuidores e varejistas. Além de custos associados à retirada de produtos (Recall), incluindo notificação, transportes de mercadorias, estocagem, cobre os custos para reparação e reposição ou ressarcimento dos produtos contaminados. Ampara a empresa também nos processos de defesa e indenização por Responsabilidade Civil e por danos ocasionados a terceiros no processo de retirada de produtos Seguro Recall de Produtos.

“Mas não exime as empresas de adotarem planos de contingência e treinamento para aprimorar seus padrões de higiene e segurança em todas as áreas de manipulação de produto e plano de contingência em um eventual sinistro”, completa Marta.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO