Ultima atualização 10 de maio

Seguro paramétrico de índices climáticos chega ao Brasil

Modalidade atende setores da economia que têm suas receitas e custos de operação impactados por acontecimentos climáticos

climáticos

A Swiss Re Corporate Solutions oferece o primeiro produto do tipo paramétrico no País. Ele é voltado para setores da economia que têm receitas e custos de operação diretamente impactados por variações inesperadas no clima, como é o caso das empresas de geração de energia elétrica com fonte renovável e dos grandes players do agronegócio que são afetados pelo regime de chuva, vento, sol e temperatura.

“Este é um produto pioneiro no mercado brasileiro e representa a nossa visão de desenvolver soluções inovadoras para as necessidades de negócio dos nossos clientes. É uma nova forma de ajudar as empresas a minimizarem eventuais perdas em seus resultados financeiros diante de eventos climáticos imprevisíveis, como excesso ou ausência de chuva por exemplo”, afirma o diretor de seguros rurais da Swiss Re Corporate Solutions, José Cullen, que já estava à frente da área em 2010, quando a companhia trouxe o seguro agrícola de receita ao Brasil.

Os seguros de índices climáticos não somente contribuem para maior previsibilidade dos negócios das empresas, como também ajudam a melhorar a sua avaliação de crédito no mercado, uma vez que agências de rating avaliam melhor as companhias que se mostram mais resilientes a intempéries.

Os seguros paramétricos baseiam-se na definição de índices para a ocorrência de eventos naturais. No momento em que o índice paramétrico é alcançado ou excedido, a apólice pode ser acionada. No caso de chuvas, por exemplo, um dos indicadores é uma precipitação pluviométrica superior a um determinado índice acordado entre segurador e segurado. Trata-se, portanto, de um modelo diferente do tradicional, que é fundamentado na ocorrência de um evento. Na prática, assemelham-se a uma operação de opção financeira, mas mais simples e flexíveis.

O valor da importância segurada nos seguros paramétricos é pré-definido em acordo com o cliente. O pagamento da indenização é mais rápido, em geral ocorre entre duas a seis semanas. O prazo de cobertura também pode ser diferente, pois é definido com o cliente.

A solução desenvolvida pela Swiss Re Corporate Solutions estabelece a opção para que o cliente contrate o produto de acordo com a variável que melhor se encaixe em sua atividade. Precipitação (milímetros de chuva), vazão de rio, temperaturas extremas, vento, irradiação solar e índices de El Niño são algumas das opções. É possível também realizar combinações desses riscos.

“Esse não é um produto de prateleira. Temos que trabalhar em estreita colaboração com o nosso cliente para desenvolver as coberturas e índices que melhor se aplicam à necessidade do seu negócio. No caso da produção de energia eólica, pouco ou muito vento pode afetar a produção e resultados da empresa. Mas quanto de vento? Sentamos com o cliente para ajudá-lo a identificar seu ponto de equilíbrio e, assim, oferecermos uma solução que lhe garanta uma renda mínima independentemente de como o vento sopra”, explica Rodrigo Violaro, diretor de produtos climáticos para o setor de energia da Swiss Re Corporate Solutions.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO