Ultima atualização 13 de maio

Detran-GO se compromete com implementação da Lei do Desmonte

Em seminário promovido pela Fenacor em Goiânia, presidente do órgão afirma que já está trabalhando no tema

O presidente do Detran em Goiás, Manoel Ferreira Filho, garantiu que o órgão está trabalhando para cumprir a Lei do Desmonte no Estado. A afirmação foi feita durante o seminário “Lei do Desmonte, Acidentologia e Vitimação no Trânsito”, realizado ontem (12) em Goiânia. Ferreira deu como exemplo o trabalho do órgão na aprovação da lei estadual complementar à federal. O texto da legislação estadual foi sancionado em abril deste ano.

“A ideia é somar esforços com órgãos como a Secretaria de Segurança Pública e centros de tecnologia para que possamos coibir ações criminosas, como os ferros-velhos clandestinos que estão associados a roubos. Da mesma forma, é preciso fazer um cadastrado digital de peças usadas”, comentou Ferreira, durante o seminário.

Em relação à lei, Goiás já tem recadastrado os pontos de vendas de peças para credenciamento. São mais de 700 em todo o Estado. Também busca um software que integre informações de todos os órgãos envolvidos, como Segurança Pública e Fazenda estaduais.

O número de veículos roubados ou furtados em Goiás tem caído em 2016. Mas ainda é acima do que foi registrado no ano anterior. Em média, dois mil proprietários são vitimas de crimes todos os meses. Com a lei, espera-se uma queda de até 50% nos casos de roubos e furtos de automóveis, segundo a Fenacor, que realizou o evento. A entidade acredita que, com a redução dos crimes, haverá queda de aproximadamente 30% no valor das apólices de seguros, beneficiando o consumidor, que paga um dos valores mais caros do Brasil.

O evento reuniu representantes da Polícia Civil e da Prefeitura de Goiânia, corretores de seguros e representantes da sociedade civil. Todos debateram as ações necessárias para cumprir a Lei Federal 12.977/14 no estado, que está em vigor desde maio de 2015, mas só é fiscalizada com rigor em São Paulo.

A lei regula e disciplina a atividade de desmontagem de veículos automotores terrestres no Brasil e tem o objetivo de combater o comércio clandestino de peças, o que também deve diminuir os roubos e furtos, pois regulariza as atividades de ferros-velhos. Em São Paulo, foram fechados pela fiscalização 718 desmanches irregulares, de 1.322 fiscalizados. O número de furtos caiu 11%, e os roubos, 26%, apenas em 2015. Calcula-se que aproximadamente 35 mil veículos foram poupados da ação de marginais em 2015.

Para Armando Vergilio, presidente da Fenacor e autor da Lei do Desmonte, é urgente atuar contra a chamada “roubauto”, que rouba ou furta carros sob encomenda para revender peças específicas. “Vidas são impactadas neste comércio demandante. A sociedade perde de forma geral com governo e família pagando o preço do crime. Temos que unir esforços e a Fenacor quer atuar ao lado de toda a sociedade para dar um basta a esta realidade”, comentou.

Vergilio conclamou a união dos órgãos públicos em torno da lei. “Temos que pensar no Detran e na Secretaria de Segurança, entre outros órgãos. A lei também deve ser observada pela Fazenda Municipal, por exemplo. Com regularização dos ferros-velhos, teremos aumento de receita para as prefeituras. Sendo assim, quanto mais órgãos envolvidos neste diálogo, melhor”.

O seguro de auto popular é a mais nova vantagem da lei apontada pela Federação. A apólice destina-se a carros com mais de cinco anos de fabricação e é uma nova oferta do mercado segurador. Ainda em análise pelas seguradoras, é considerado uma grande vitória para a segurança viária e de apoio a Lei do Desmonte. Carros mais antigos não têm preços de seguro diferenciados. Se a nova opção for autorizada, os proprietários serão estimulados a efetuar reparos em locais legalizados, com peças usadas que estejam dentro da lei, após fiscalização do Inmetro.

Joaquim Mendanha, presidente do Sincor-GO, disse que “a Lei do Desmonte trata sobretudo da vida”, afirmou, destacando que essa legislação gera benefícios ao mercado de seguros, à segurança pública, à economia brasileira e ao meio ambiente”.

Goiás perde R$ 8,6 bi com acidentes de trânsito

O evento também discutiu a violência no trânsito em Goiás. Segundo pesquisa da Escola Nacional de Seguros, no ano de 2015 foram registrados 34.337 feridos neste tipo de ocorrência em todo o Estado, o que corresponde a 5% dos números em todo Brasil e metade de toda a região Centro-Oeste. 26.482 pessoas ficaram inválidas e outras 1.948 morreram.

As pessoas que ficam incapacitadas têm seu ciclo de vida alterado, assim como seu fluxo de geração de renda. No Brasil, as perdas são de 3,3% do PIB. Goiás fica acima desta média: são 5,6% com R$ 8,7 bilhões. “Quando debatemos a lei do desmonte, também englobamos a questão da acidentologia. Há a violência do crime, mas também outra modalidade ligada ao fator humano e que só será mudada com informação dos fatos e perdas, assim como educação da população para que estes índices caiam”, explica Armando Vergilio, citando as informações da pesquisa da Escola Nacional de Seguros.

Lei do Desmonte: vantagens além da segurança pública

Milhares de acidentes acontecem pelo uso de peças inadequadas em veículos que foram avariados e restaurados. Com a Lei do Desmonte, a venda de peças usadas será regulamentada e controlada, incluindo selo de garantia do Inmetro. Além disso, apenas oficinas legalizadas e cadastradas pelos Detrans poderão comercializá-las. Desta forma, o problema será eliminado, com ganhos para a segurança viária.

A lei também traz benefícios ambientais, pois aproveita peças usadas e dá destino controlado para o que não pode ser reciclado, como pneus e resíduos dos fluídos dos veículos. Há, inclusive, a exigência de pisos especiais nas oficinas. Nos desmanches clandestinos, estes materiais são jogados no meio ambiente, contaminando rios e solo.

Também há vantagens econômicas. As oficinas de desmontagem legalizadas serão cadastradas e inscritas nas secretarias de Fazenda. Além da geração de impostos, ao tornarem-se legais, os desmontes terão que contratar funcionários com direitos trabalhistas garantidos.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock