Ultima atualização 13 de abril

Os caminhos para corretores se protegerem da crise

Sincor-SP e Sebrae-SP promovem Rodada de encontros em todo o Estado para incentivar o empreendedorismo da categoria

Os caminhos para corretores se protegerem da crise

Em meio à crise política e econômica, até o setor de seguros, que cresce mesmo em situações adversas, tem sentido dificuldades. No entanto, são períodos como esses que estimulam a criatividade e adaptabilidade dos profissionais, impulsionando a fazerem mais e melhor.

Seguindo o propósito de auxiliar o corretor de seguros a empreender, o Sincor-SP trouxe em sua primeira rodada do Encontro de Corretores de Seguros Empreendedores de 2016 uma proposta para que o profissional pare para pensar e se reinvente, olhando para seu negócio e enxergando oportunidades ainda não exploradas.

Com o tema “Crie e se afaste da crise”, o evento ocorreu em todas as 30 regionais do Sindicato pelo Estado, durante os dias 5 e 8 de abril, e marcou o lançamento do Programa Corretor de Seguros Empreendedor Sincor-SP/Sebrae-SP. Cada encontro regional contou com palestras sobre empreendedorismo, de um diretor do Sincor-SP e de um consultor do Sebrae-SP.

Entre outros dados, foi apresentado que mais de 60% das corretoras faturam até R$ 240 mil por ano e esse resultado vem predominantemente do seguro de automóvel. Nota-se que ao crescer ocorre a diversificação de operações, ficando a corretora menos dependente do ramo automóvel, ou então o crescimento da empresa se dá justamente pela sua estratégia de diversificação.

É sempre mais difícil e oneroso conquistar novos clientes e em períodos de adversidade na economia tudo fica mais complexo. Porém, dentro das carteiras de clientes existem espaços não ou poucos ocupados. “Enquanto é mais difícil conquistar novos segurados em anos de crise, é muito mais fácil ofertar outro produto para um segurado que já temos”, disse o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo.  “E tendo como vantagem que o já cliente confia em seu corretor de seguros, a pesquisa realizada pelo Sindicato aponta que 58% dos corretores renovam anualmente mais de 90% da carteira, um sinalizador extremamente positivo”, acrescentou o executivo.

Foram apresentadas oportunidades, confirmando que até mesmo na crise elas surgem. “As pessoas estão perdendo o emprego e abrindo empresas. Mais de 900 mil novos negócios já foram criados em 2016 por conta da crise. Essa é uma formação clássica familiar de muitos pequenos negócios. Tem crise, mas também tem mercado”, defendeu o vice-presidente da entidade, Boris Ber, em outra apresentação.

Segundo Paulo Marcelo Ribeiro, gerente do escritório Capital Centro do Sebrae-SP, é a hora de o corretor de seguros entender bem sua empresa e seu cliente, para então tomar as decisões assertivas. “É o momento de austeridade, de conter custos, de não deixar o cliente ir embora e de tentar fazer bons negócios também oferecendo coisas novas. A grande dica para esta fase é diversificar, aproveitar o mesmo cliente para ampliar seu ticket médio de vendas”.

Ao final do evento, os corretores de seguros receberam uma cartilha com análises do mercado e dicas de atuação.

Dicas para corretores de seguros enfrentarem a crise

Mantenha a calma: evite tomar decisões precipitadas e emocionais, especialmente relacionadas a tomada de crédito.

Mantenha o foco: fortaleça sua posição de mercado, junto aos grupos de clientes que já atende, antes de pensar em diversificação.

Organize a casa: organize sua empresa, começando pelo estoque e controles financeiros. Identifique desperdícios.

Reduza despesas: analise sua estrutura e corte despesas que não prejudiquem a entrega de valor aos seus clientes.

Aproxime-se do cliente: estreite o relacionamento com sue cliente. Entenda seus medos e desejos. Evite diminuir serviços e qualidade.

Ofereça outras opções: neste cenário, o consumidor fica mais sensível a promoções. Ofereça opções mais baratas ou marcas mais populares.

Motive a equipe: cuide da motivação de sua equipe. Defina metas desafiadoras, mas crie condições e premie o sucesso!

Otimize processos: para melhorar a produtividade, melhore seus processos, reduza tempos, simplifique e desburocratize.

Invista na comunicação: ninguém vende sem se comunicar com o mercado. Seja eficiente e criativo. Use canais de comunicação mais simples e diretos.

Encontre oportunidades: na crise é que estão as grandes oportunidades. Ocupe espaços deixados por concorrentes. Amplie sua área de atuação.

L.S.
Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock