Ultima atualização 15 de março

Nova etapa do Programa Porteiro Amigo do Idoso começa no Rio

Iniciativa do Grupo Bradesco Seguros capacita profissionais que lidam com moradores longevos a oferecer soluções e cuidados adequados

Nova etapa do Programa Porteiro Amigo do Idoso começa no Rio

Começa hoje (15), no bairro do Flamengo, a primeira turma da nova etapa do Programa Porteiro Amigo do Idoso no Rio de Janeiro. Iniciativa do Grupo Bradesco Seguros, o programa visa capacitar os profissionais que lidam diariamente com moradores longevos a oferecer soluções e cuidados adequados às suas necessidades. As aulas gratuitas serão realizadas nos dias 15, 16 e 17 de março, entre 13h e 17h.

O programa foi criado com base em pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com cidadãos longevos de 32 países, que apontou o porteiro como “o melhor amigo do idoso”. A metodologia de ensino, desenvolvida pelo Senac RJ, inclui uma vivência para que os alunos aprendam a se colocar no lugar dos idosos. Óculos para dificultar a visão, pesos nos pés e aparelho auricular, entre outros artifícios, são utilizados de forma que os porteiros sintam as limitações da idade e reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos.

Lançado em 2010, em Copacabana, o Programa chegou dois anos mais tarde ao bairro de Higienópolis, em São Paulo, e, em 2015, foi estendido para outros municípios paulistas, além dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Além de Copacabana e Flamengo, no Rio o programa está presente em Botafogo e Tijuca.
Na nova etapa, serão incluídos no calendário os bairros de Ipanema e Laranjeiras.

O objetivo do programa é fazer com que os porteiros se tornem ainda mais amigos e possam entender o processo de envelhecimento em todos os seus aspectos. Com a extensão das aulas a novas cidades e bairros, o programa Porteiro Amigo do Idoso vem ganhando cada vez mais projeção”, explica Eugênio Velasques, diretor da empresa. “Esse investimento faz parte do compromisso do Grupo com ações que incentivem a conquista da longevidade com qualidade de vida, saúde e bem-estar”, completa o executivo.

O Programa

O programa Porteiro Amigo do Idoso foi desenvolvido sob a orientação do médico e pesquisador em saúde pública Alexandre Kalache, conselheiro sênior sobre Envelhecimento Global da Academia de Medicina de Nova York (The New York Academy of Medicine) e ex-coordenador de programas de envelhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Considerado uma das maiores autoridades internacionais em gerontologia, Kalache é consultor do Grupo Bradesco Seguros para questões relacionadas à longevidade.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO