Ultima atualização 25 de maio

Manual e cartilha esclarecem dúvidas sobre o seguro de garantia estendida

CNseg e FenSeg lançam, em São Paulo, materiais com orientações do produto a varejistas e consumidores. Procon-SP e Via Varejo apoiam a iniciativa

Manuais e cartilhas esclarecem dúvidas sobre o seguro de garantia estendida

O seguro de garantia estendida, oferecido ao consumidor pelas lojas de varejo no momento da compra de um produto, ganhou força nos últimos anos e, dentro dos seguros de danos, é o mais vendido depois do seguro de automóvel. Para o mercado, este tipo de proteção surge como uma oportunidade de se aproximar daqueles que contratam o produto pela primeira vez.

“Normalmente esses clientes não contam com nenhum tipo de proteção e é na aquisição de uma geladeira ou de uma televisão que eles têm o primeiro contato com o seguro. Se o consumidor deste segmento for bem atendido, no futuro ele vai ter interesse em adquirir seguros de vida, de acidentes pessoais, de automóvel e até mesmo contratar uma previdência privada”, frisa Carlos Alberto Alves de Queiroz, representante da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Uma barreira que ainda intimida o crescimento, no entanto, é o baixo nível de informação sobre garantia estendida disponível para o consumidor. A Susep registra demandas e dúvidas quanto ao assunto e atua nessa questão fiscalizando informações que vão além das normas que circulam no mercado. Segundo Queiroz, o conteúdo tem sido cada vez mais observado e questionado pelo órgão regulador, sendo que muitos destes questionamentos não se limitam a ausência de informações ou uma informação materialmente incorreta e equivocada, mas também ao conteúdo, a adequação aos materiais e ao desenho de cada vendido pelo varejo.

Por outro lado, o setor se esforça para reverter este quadro com ações simultâneas sobre a garantia estendida e sua comercialização pelos varejistas. Por meio de comissões temáticas, a CNseg, por exemplo, apoia o lançamento de cartilhas pelas suas federações, além de lançar cartilhas próprias. “Desde 2000, as Comissões temáticas da Confederação preparam manuais e cartilhas voltados aos varejistas e aos consumidores”, declara Joel Gomes da Silva, representante da FenSeg.

No dia 29 de fevereiro, foram lançadas em São Paulo a cartilha Entenda o Seguro de Garantia Estendida: Orientações para o Consumidor” e o “Manual de Boas Práticas em Seguros – Orientações Gerais para Varejista”, elaboradas pela CNseg e pela Comissão de Seguro de Garantia Estendida da FenSeg, com apoio de outras comissões. A cartilha, que busca esclarecer e simplificar o entendimento do produto com uma linguagem simples, clara e precisa, aborda os direitos e as obrigações de todas as partes envolvidas na contratação do seguro, suas coberturas e seus benefícios, além de chamar a atenção do consumidor para práticas ilegais como a “venda casada”.

Rosimeire Santiago, do Procon-SP, ressalta a importância do Manual e da cartilha, visto que boa parte dos problemas entre seguradoras e consumidores se dá na fase de contratação do seguro. “Recebemos muitas demandas nas quais os consumidores sequer tem conhecimento de como funciona um contrato de seguro de garantia estendida e os materiais dão mais transparência e mais informações para que esse consumidor saiba, no momento da contratação, qual o limite do contrato, quais canais buscar e as expectativas em relação ao contrato do seguro.

A coordenadora jurídica da Via Varejo e do Instituto do Desenvolvimento do Varejo (IDV), Tereza Gimenes, também apoia a divulgação dos materiais. “A cartilha está descrita em poucas páginas, mas tem aquilo que o consumidor precisa saber”. Porém, ela também chama a atenção para o fato de que os representantes das empresas façam uma reflexão e a levem “para dentro de casa”. “É muito importante as empresas dialogarem com os órgãos e verificar como é a melhor forma pra que se consiga trazer mais informação, mais clareza na operação”, conclui.

A cartilha “Entenda o Seguro de Garantia Estendida: orientações para o consumidor” e o Manual de Boas Práticas em Seguros – Orientações Gerais para Varejistas estão disponíveis no portal da CNseg, no site da FenSeg, no hotsite www.osegurogarantiaestendida.org.br e também serão distribuídos para os Procons, as defensorias públicas, Susep, redes varejistas e sindicatos das seguradoras.

Lívia Sousa
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO