Ultima atualização 10 de março

Ao lado do corretor

* Por Ronaldo Barreto

O relacionamento entre corretores de seguros e seguradoras tem sido, invariavelmente, pauta em eventos, workshops, painéis de discussões, entre outros encontros do setor que tenho acompanhado pelo Brasil afora. Essa troca de demandas e compromissos entre as partes tem representado um avanço benéfico a todo o mercado.

O ponto de partida é o reconhecimento de que o corretor de seguros é um empreendedor por natureza e que representa o segurado. Por isso, para as seguradoras, esse profissional é fundamental na estratégia e na comercialização dos produtos, de maneira que temos o dever de contribuir para o desenvolvimento dos seus negócios.

Habilidades como liderança, gestão de pessoas e técnicas de vendas são aptidões que precisam ser continuamente desenvolvidas e amplificadas pelos corretores. O crescimento do mercado securitário nos últimos anos vem atrelado a uma exigência mais rigorosa dos consumidores e isso requer um constante movimento de melhoria no serviço prestado. O setor de seguros para automóveis, por exemplo, um dos massificados mais relevantes na carteira dos corretores, exige hoje um mecanismo mais prático e ágil de cotação, frente ao volume de trabalho.

Esse comprometimento de simplificar a rotina do corretor é um dos pilares do trabalho da AIG, assim como um portfólio abrangente de produtos, condições comerciais favoráveis e investimento em tecnologia própria.

Mas, além disso, como as seguradoras praticam de maneira tangível essa parceria com o corretor? Trazendo-o para dentro de casa! A proximidade com o corretor é essencial e ouvi-lo permite alcançar esse desenvolvimento de soluções. Realizamos regularmente treinamentos dentro da companhia sobre todos os produtos, criando um vínculo de reconhecimento, além, é claro, de oferecer condições comerciais competitivas.

Tais estratégias permitem que aumentemos a base de corretores cadastrados. A relação madura que já existe nas regiões Sul e Sudeste, por exemplo, tende a ser levada às demais praças nacionais. Toda essa mecânica traz um modelo de atendimento mais próximo e que propicia a promoção de ações externas. Um exemplo recente é o “Rally dos Corretores”, uma campanha de incentivo criada para premiar os corretores parceiros.

Outro aporte muito valoroso foi ampliar a presença em seminários e congressos com corretores, tanto a nível regional como nacional. Recentemente, estivemos no 19º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguro, promovido em outubro último pela Fenacor, em Foz do Iguaçu (PR). É o tipo de oportunidade que ressaltei no inicio desse raciocínio, a troca de informações e experiências que traz ganhos aos dois lados, em busca de um mercado mais maduro e profissional, oferecendo o melhor serviço ao segurado.

Para os próximos anos, enxergo com otimismo o avanço da categoria, apoiada por modelos de negócios simples, ágeis e que constantemente sejam inovados. Acredito que as formas de interação ficarão cada vez mais dinâmicas, apoiadas pela mobilidade. Contamos com a parceria dos corretores de seguros.

* Ronaldo Barreto, superintendente do Canal Corretores Brasil da AIG

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock