Ultima atualização 15 de fevereiro

Seminários sobre Lei do Desmonte recomeçam em Aracaju

Promovidos pela Fenacor com o apoio da FenSeg e da Funenseg, apresentações gratuitas percorrem o País desde 2015

Seminários sobre Lei do Desmonte recomeçam em Aracaju

A série de seminários “Lei do Desmonte, Acidentologia e Vitimação no Trânsito” retomará seu calendário de apresentações amanhã (16), às 15h, na cidade de Aracaju (SE). Promovido pela Fenacor com o apoio da FenSeg e da Funenseg, o evento gratuito vem percorrendo o País desde agosto de 2015 com o intuito de divulgar e informar ao poder público e aos cidadãos sobre os impactos positivos da Lei Federal 12.977/14, conhecida como Lei do Desmonte, em vigor desde maio do ano passado. “O combate à criminalidade urbana e ao comércio clandestino de autopeças são alguns dos objetivos desta norma”, comenta o diretor executivo da FenSeg, Neival Freitas.

Além de corretores de seguros, executivos de seguradoras, autoridades do trânsito, do meio ambiente e da segurança pública, o primeiro seminário de 2016 também contará com a presença do diretor do Centro de Pesquisa e Economia do Seguro, Claudio Contador; do integrante da Frente Parlamentar de Redução de Acidentes no Brasil e presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho; do economista Marcio Norton; e do ex-deputado, autor da lei, e atual presidente da Fenacor, Armando Vergilio. Na ocasião, os participantes debaterão a formulação, a estruturação e a aplicabilidade da lei, além de questões como os custos para a sociedade. “Vamos trabalhar juntos para que mudanças realmente aconteçam no cotidiano das pessoas”, afirma Vergilio, acrescentando que a venda de peças ilegais é uma realidade do Brasil que precisa mudar, pois afeta vários setores da sociedade, como a segurança pública e o mercado de seguros.

Para Neival Freitas, o combate ao comércio clandestino de peças também irá reduzir o índice de roubos e furtos. “A maior parte dos veículos roubados ou furtados e não recuperados são direcionados para desmanches clandestinos”, afirma executivo. Dados compilados pela Secretaria de Segurança Pública dos Estados brasileiros, entre os meses de janeiro e dezembro de 2015, apontam que foram roubados ou furtados no País mais de 505 mil veículos, o que representa uma média de 57 veículos roubados a cada hora. Uma das vantagens será a possibilidade da criação de um mercado formal de comercialização de peças usadas com origem comprovada, para atendimento de um público potencial de mais de 30 milhões de motoristas.

Mas a Lei do Desmonte ainda é bem mais abrangente. Segundo Freitas, além de refletir diretamente na questão da criminalidade, trata outros aspectos importantes como o descarte adequado de resíduos sólidos e fluidos dos veículos – em acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). “O combate eficiente ao desmanche clandestino permitirá uma redução nas fraudes em seguros, realizadas através de falsa comunicação de roubos e furtos com a destinação do veículo àqueles desmanches”, acredita o diretor executivo da FenSeg. Os benefícios também poderão ser sentidos no meio ambiente com a preservação dos solos, principalmente próximos a rios e lençóis freáticos e na saúde. “Acreditamos que também haja uma redução da concentração de veículos em pátios com a mitigação de doenças, principalmente a zika e a dengue”, complementa.

Depois de Aracaju, o seminário seguirá para Maceió (AL), no dia 18 de fevereiro; Florianópolis (SC), no dia 1º de março; Teresina (PI), no dia 15 de março; São Luís (MA), no dia 17 de março; Palmas (TO), no dia 29 de março; e Belém (PA), no dia 31 de março.

Serviço

Seminário “Lei do Desmonte, Acidentologia e Vitimação no Trânsito”

Aracaju
Data: 16 de fevereiro de 2016 (terça-feira)
Horário: 15h
Local: Auditório do SEST SENAT (Avenida Presidente Tancredo Neves, 5857 – Jabutiana)
Inscrição gratuita

Maceió
Data: 18 de fevereiro de 2016 (quinta-feira)
Horário: 15h
Local: Auditório do Detran AL (Avenida Menino Marcelo, 99 – Cidade Universitária)
Inscrição gratuita

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO