Ultima atualização 09 de março

Prepare-se para um encontro cultural com Michelangelo, Da Vinci e Rafael

Grandes Mestres fazem parte da primeira mostra do Espaço Cultural Porto Seguro, que acaba de ser inaugurado em São Paulo

O bairro de Campos Elíseos, em São Paulo, normalmente recebe destaque da mídia por receber dependentes químicas na zona conhecida como cracolândia. Num esforço para transformar este perfil gradualmente, a Porto Seguro Seguros acaba de inaugurar o seu Espaço Cultural, que juntamente com o Teatro e o restaurante Gemma formam um complexo de lazer.

Segundo o presidente da seguradora, Fabio Luchetti, a relação da companhia com o bairro é antiga, desde os idos da década de 40. Em 1976, foi inaugurado o primeiro prédio da seguradora, que hoje mantém cerca de 10 mil trabalhadores no bairro. “Recebemos ainda uma população flutuante de cerca de duas mil pessoas diariamente”.

O objetivo da empresa é ocupar o espaço público que fica praticamente abandonado após as 18h. “Além disso, nossa preocupação é tangibilizar o seguro, pois as pessoas fecham os contratos com o objetivo de não utilizá-lo”, brincou Luchetti, lembrando que apenas 20% das pessoas que adquirem um produto de seguro efetivamente têm um sinistro.

Outro ponto destacado pelo executivo é a importância da empresa devolver à sociedade seus lucros. “Nosso Espaço é inclusivo para a população local, mas queremos trazer novos frequentadores para a região também, como já acontece com o Teatro Porto Seguro, que recebeu cerca de 100 mil pessoas desde a sua inauguração, em abril de 2015”.

O investimento em todo o complexo cultural foi de R$ 50 milhões nos últimos três anos. A gestão do Espaço está a cargo da empresa A Cultural, que também cuida do teatro.

A direção executiva é realizada pela artista visual Ângela Barbour, doutora em Artes pela Unicamp e Mestre em Artes pela USP; da agência e consultoria A Cultural, responsável pela gestão cultural e administração do espaço. Ela afirma que esta experiência é muito rica, pois mostra o foco cultural da empresa. “Mais do que isso, pensamos em um lugar capaz de aproveitar as oportunidades, para troca de experiências e convívio em torno das artes”, ressalta.

IMG_2471
Angela Barbour, diretora executiva do Espaço Cultural Porto Seguro

Angela lista quatro pontos que julga definirem a atuação do Espaço Cultural: 1) uma plataforma que oferece condições para que o trabalho artístico aconteça; 2) ser vitrine; 3) um observatório do que acontece fora para detectar as pessoas que estão se destacando no mercado; e 4) uma usina de arte, para que o visitante seja transpassado pela experiência artística.

Espaço Cultural

Com área total de 961m², o projeto arquitetônico privilegia as formas assimétricas com paredes de concreto aparente que conferem contornos e linhas que aguçam a curiosidade para descobrir o novo espaço.

O Espaço Cultural Porto Seguro também será lugar para encontros e trocas, por meio de exposições, ateliês, cursos, workshops, simpósios, editais, feiras, festivais e tudo o mais que puder ser feito em parceria com agentes do circuito de arte. Ao longo do processo, serão desenvolvidas ações educativas vinculadas às temáticas abordadas nas exposições temporárias.

Para proporcionar conforto aos visitantes, assim como no Teatro Porto Seguro, localizado no mesmo quarteirão, o local possui estacionamento e vans gratuitas que fazem o transporte de ida e volta a partir da Estação Luz (Estação Luz – saída Praça da Luz / Rua José Paulino). Clientes Porto Seguro têm 50% de desconto, tanto na compra de ingressos (para as exposições pagas), quanto no estacionamento.

A bilheteria funciona de terça-feira a domingo e os ingressos podem ser adquiridos por meio do site Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br). É possível realizar agendamentos para visitação, com data e horário marcados, para as exposições pagas e gratuitas.

Kelly Lubiato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock