Ultima atualização 12 de fevereiro

Onde o risco é um bom horizonte

* Por Alexandre Zuvela
Alexandre Zuvela
Alexandre Zuvela

Vivemos dias nos quais muito se fala em mitigação e monitoramento de riscos. Tais pautas têm dominado as agendas executivas no mercado securitário e, somadas à área de compliance, dão musculatura às discussões sobre processos e ferramentas para a gestão empresarial.

A cada nova notícia que traz consigo questões ligadas a riscos ou compliance, nas mais variadas editorias, de política à ambiental, é proporcional a crescente onda de profissionais especialistas que desembarcam no mercado. É notório o olhar crítico que as organizações vêm dando para tais executivos. Contudo, é importante também que essas mesmas empresas tenham, em suas políticas de governança corporativa, a formalização prática sobre independência e responsabilidade que tais estruturas precisam para poder desempenhar bem os seus papéis, dado o grau de relevância que as áreas exigem.

Com relação aos perfis profissionais, um ponto fundamental é a preparação para o exercício da função, já que por vezes vemos companhias alocando executivos sem uma ou outra formação ou experiência técnica para tal, confiando apenas nos processos e ferramentas já existentes.

Claro que esses mecanismos são importantes na gestão de riscos e no compliance, porém entendemos ser de fundamental importância a busca por profissionais experimentados e, de preferência, com bagagem de liderança nessas áreas. Pois num ambiente tão dinâmico em termos de inovações e desafiador nos aspectos relacionados à economia global, a realidade das organizações tem mudado a cada momento, à luz das novas situações que precisam ser pensadas, monitoradas e aprimoradas.

Com isso, chegamos a um processo de busca e seleção de executivos mais criterioso. Na rotina diária, tenho buscado profissionais que, além da profunda experiência técnica, também demonstrem uma postura de vanguarda quanto ao conhecimento sobre o ambiente que sua empresa está inserida – local e globalmente – e que tenham a capacidade de traduzir esses conhecimentos em temas concretos para serem discutidos e analisados nos comitês executivos e conselhos administrativos.

Atuar em áreas de riscos hoje significa diversificar sua operação, dialogar constantemente com os diferentes degraus da pirâmide, adequar e antever novos processos, ser generalista e especialista ao mesmo tempo, ser prático e pragmático. Sim, o “risco” se faz bom horizonte para os executivos.

* Alexandre Zuvela, vice-president & Partner da consultoria Fesa

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO