Ultima atualização 29 de fevereiro

Em Aracaju, 50% dos acidentes de carro ocorrem em horário comercial

Em levantamento, horário noturno aparece em segundo lugar, com 27% das ocorrências

Em Aracaju, 50_ dos acidentes de carro ocorrem em horário comercial

Um levantamento feito pelo Grupo BB e Mapfre sobre o comportamento dos motoristas de Aracaju (SE) aponta os horários com maior incidência de colisão entre veículos no local. O estudo reúne os dados das 2.951 colisões de segurados registradas e atendidas pelo Posto de Atendimento Rápido Especializado (P.A.R.E.) de Aracaju, entre janeiro e outubro de 2015.

A pesquisa mostra que o período com maior probabilidade de bater o carro tem sido o horário comercial, com 50% das ocorrências registradas. Em segundo lugar está o horário noturno, com 27%, enquanto a madrugada apresenta 7% dos casos analisados. Os números também apontam que os dias úteis concentram 67% das ocorrências registradas.

Perfil do motorista

Os índices também refletem o comportamento cauteloso das mulheres no trânsito. As motoristas respondem por 29% dos acidentes, enquanto os homens concentram 71% dos casos.

Quando analisada a faixa etária, os segurados com maior incidência estão concentrados entre 27 e 36 anos (28%). A segunda posição está com os motoristas de 47 a 56 anos, com 22% dos casos, seguida pelos clientes de 37 até 46 anos, com 19% dos dados.

O estudo também revela que os motoristas entre 57 e 67 anos se envolveram em 16% das colisões, enquanto os mais jovens, com até 26 anos, apresentaram 10% dos casos. A menor taxa de acidentes ficou com os clientes de até 67 anos, com 5% dos números analisados.

Dicas do especialista

As colisões geram momentos de tensão e podem resultar em danos físicos e perdas financeiras aos envolvidos. “A atenção na direção deve ser constante, inclusive, nas vias de acesso diário, nas sinalizações, nos movimentos dos pedestres e nos demais condutores. A direção cautelosa sempre será a melhor estratégia de trânsito”, aponta Hamilton Sobrinho, diretor Territorial Nordeste da Mapfre Seguros, do Grupo.

Confira o passo a passo do que fazer em caso de colisões.

• Em primeiro lugar, mantenha a calma e, em caso de vítimas, acione o serviço de emergência;

• Procure identificar possíveis testemunhas do acidente e registre os fatos, com fotos dos veículos colididos e anotações dos dados do terceiro (modelo e placa do veículo, além de nome e telefone do motorista);

• Se o veículo tiver seguro, acione o guincho. O serviço é gratuito e pode evitar que o carro apresente problemas posteriores ao acidente;

• Não faça acordos com os envolvidos e registre um boletim de ocorrência. O documento será a versão oficial do ocorrido.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock