Ultima atualização 17 de fevereiro

Automatizando o setor de seguros

Um mundo mais digital irá colocar um prêmio sobre algumas funções, reduzindo a necessidade de outros

Automatizando o setor de seguros

A indústria de seguros, que é tradicionalmente cautelosa, fortemente regulamentada e acostumada à modificação gradual, confronta-se com uma mudança radical na era da automação. Com o aumento da digitalização e aprendizagem de máquina, atividades do ramo estão cada vez mais automatizadas e a necessidade de atrair e reter funcionários com conhecimento digital é cada vez mais crítica.

A empresa de consultoria estratégica McKinsey Global Institute (MGI) tem explorado as implicações da automação de trabalho em vários setores. Embora o relatório preliminar da companhia advirta que “atividades” diferem de “ocupações”, o documento conclui que a automação provavelmente irá alterar a maioria das funções e que até 45% de todas as atividades de trabalho nos Estados Unidos – onde foi realizada a análise – pode ser automatizado com a tecnologia atual. O número não reflete o potencial de automação precisa para cada uma dessas profissões, pois as atividades serão automatizadas em taxas diferentes. Mas mudanças significativas estão se aproximando claramente de muitas indústrias, incluindo a de seguros, cujo potencial de automação se assemelha ao da economia como um todo.

A MGI também estuda o impacto da automação sobre as seguradoras de outro ângulo. De acordo com a base de dados dos custos da área de seguros, a companhia se concentrou em seguradoras da Europa Ocidental, prevendo os resultados de cerca de 20 funções corporativas. O levantamento indica ainda que alguns papéis mudaram acentuadamente e que certas ocupações são particularmente propensas a demissões, assim como posições em operações e apoio administrativo são suscetíveis de ser consolidadas ou substituídas. A extensão do efeito difere pelo mercado, grupo de produto e a capacidade para automatização.

Declínios acentuados ocorrerão em mercados mais saturados, produtos com diminuição do volume de negócios, e as posições mais previsíveis e repetitivas, incluindo funções em TI. Outros papéis, no entanto, vão experimentar um ganho líquido em números, especialmente aqueles concentrados em tarefas de maior valor. As funções corporativas mais amplas perderão seus empregos em geral. Mas algumas posições serão motores de criação de emprego, que incluem marketing e suporte de vendas para canais digitais e as equipes de análise, os recém-criados encarregados de detectar a fraude, criando adiantamento de melhores ofertas e gerenciamento de riscos mais inteligentes. Para enfrentar esses desafios, as seguradoras terão de desenvolver e reter os trabalhadores com habilidades em áreas como análise avançada e desenvolvimento ágil de software; experiência em países emergentes e tecnologias baseadas na Web; usando a competência de traduzir tais capacidades em entrega aos clientes e relevantes para os resultados dos negócios.

É difícil de determinar com certeza o resultado dessas mudanças função por função. Inúmeras variáveis afetam essas posições – de criação ou retração de empregos –, o que significa que a soma desses resultados potenciais podem mudar significativamente. O resultado mais provável para o mercado de seguros mostra que 25%das posições de tempo integral consolidadas ou reduzidas ocorrendo em taxas diferentes para funções diferentes ao longo de um período de cerca de uma década.

Não é nem uma quantidade insignificante de perda de emprego, nem um período de tempo inimaginavelmente distante. Pelo contrário, dada a magnitude destas alterações e o futuro iminente, é importante que as seguradoras começam a repensar suas prioridades no momento, que devem incluir a reciclagem e a reorientação do talento que elas têm atualmente, identificando novas habilidades imprescindíveis e retornando propostas de valor na guerra por novos talentos e capacidades. A concorrência certamente irá aumentar à medida que a transformação digital toma conta. As primeiras ondas já estão batendo na praia.

Sylvain Johansson, um dos diretores do escritório de Genebra da McKinsey; e Ulrike Vogelgesang, especialista sênior no escritório de Hamburgo

A.C. e L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO