Ultima atualização 03 de novembro

Custo médico-hospitalar sobe 15,4% em 12 meses, revela IESS

Crescimento ultrapassa variação da inflação geral no País. Em contrapartida, houve desaceleração no crescimento dos custos de internações e consultas

Custo médico-hospitalar sobe em 12 meses, revela IESS

Os custos das operadoras de planos de saúde com consultas, exames, terapias e internações, apurado pelo Índice de Variação de Custos Médico-Hospitalares (VCMH) do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), cresceram 15,4% nos 12 meses encerrados em março de 2015. Um crescimento bastante superior à variação da inflação geral no País, medida pelo IPCA, que registrou alta de 8,1% no mesmo período. Apesar da taxa elevada, o VCMH de março deste ano ficou abaixo do registrado no mesmo mês em 2014, quando apresentou o maior valor da série histórica: 18,2%.

“Apesar da desaceleração em relação ao registrado no mesmo período do ano anterior, o aumento do VCMH continua em um ritmo quase duas vezes superior ao da inflação medida pelo IPCA”, adverte Luiz Augusto Carneiro, superintendente-executivo do IESS. “O ritmo de elevação do indicador VCMH deve ser um fator de preocupação e reforça a necessidade de debater os fatores que potencializam a alta de custos da saúde suplementar no Brasil. É preciso pensar em melhorias nesse setor, priorizando eficiência e o combate ao desperdício”, complementa o executivo.

O VCMH/IESS é o principal indicador utilizado pelo mercado de saúde suplementar como referência sobre o comportamento dos custos. O cálculo utiliza os dados de um conjunto de planos individuais de operadoras, e considera a frequência de utilização pelos beneficiários e o preço dos procedimentos. Dessa forma, se em um determinado período o beneficiário usou mais os serviços e os preços médios aumentam, o custo apresenta uma variação maior do que isoladamente com cada um desses fatores.

Carneiro destaca que o principal fator para a desaceleração no avanço do VCMH foi a retração de três pontos porcentuais na VCMH de internações, que respondem por aproximadamente 58% da composição do índice. O que significa que os custos com internações subiram 13,8% nos 12 meses encerrados em março de 2015 ante 16,8% no período anterior.

O gasto com consultas, que corresponde a 11% da composição do índice, subiu 10,5%. Nos 12 meses encerrados em março de 2014, esse crescimento havia sido de 12,1%. Os custos de Exames e Terapias avançaram 14,6% e 20,6%, respectivamente, no período.

O superintendente-executivo aponta ainda que a faixa etária dos beneficiários de planos de saúde é um fator crucial na VCMH. “É natural que seja mais caro tratar pessoas acima de 59 anos, dado o surgimento ou agravamento, por exemplo, de doenças crônicas e outros problemas relacionados ao avanço da idade. O fato de os beneficiários de planos de saúde serem mais idosos do que a população em geral impacta diretamente nos valores dos planos e o envelhecimento populacional incide diretamente no aumento dos custos médico-hospitalares”, ressalta. A base de cálculo do VCMH/IESS registra 22,5% dos beneficiários com mais de 59 anos. Na população brasileira como um todo, essa proporção é de 11,8% de acordo com o IBGE.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock