Ultima atualização 16 de setembro

Mais de 90% dos acidentes com motos ocorrem durante o dia

Levantamento do SBOT mostra que 40% dos acidentes são provocados por quedas das motos. Maioria das vitímas vítima é jovem e do sexo masculino

Acidentes com motos ocorrem durante o dia

Um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) em vários hospitais do País constatou que 47,7% dos acidentes com motos acontecem no período da manhã e outros 44,6% são durante a tarde. Menos de 10% ocorrem à noite, quando a visibilidade dos motoristas é menor. O estudo faz parte da campanha “Segurança em Duas Rodas”, que será realizada pela entidade no próximo sábado (19), Dia do Ortopedista, e que visa prevenir acidentes com motocicletas.

“Decidimos por essa temática porque os acidentes com moto, atualmente, representam o maior desafio para os ortopedistas frente às múltiplas fraturas provocadas”, conta o presidente da SBOT, Marco Antonio Percope. A pesquisa ainda constatou que 40% dos acidentes são provocados por quedas das motos, 17% por colisão frontal, 28% por colisão lateral e apenas 1% por colisão traseira. Em relação aos atropelamentos, em 9% dos casos o paciente é o motociclista e em 5% é o pedestre.

“O usuário de moto é a maior vítima do trânsito. É preciso que todos fiquem atentos às medidas de segurança. Sempre acender a farol da moto, mesmo durante o dia, utilizar roupas apropriadas e com sinalização. Jamais esquecer do capacete e ficar atento para que o modelo seja o mais completo com fechamento frontal e certificado pelo Inmetro”, ressalta o coordenador nacional da campanha da entidade, Wagner Nogueira da Silva.

A pesquisa constatou que na metade dos acidentes com motos (49,2%) houve necessidade de internação hospitalar e mais da metade (53,8%) dos acidentados também utiliza a moto como instrumento de trabalho. A cada ano, cerca de 12 mil pessoas perdem a vida em acidentes em duas rodas, são 28% das vítimas fatais de todos os acidentes no transporte terrestre. Segundo o Ministério da Saúde, de 2008 a 2013, o número de acidentes com motociclistas cresceu 115%. “Os dados são realmente bastante preocupantes, já que os que sobrevivem, acabam ficando com algum tipo de sequela que pode impedir de voltar às atividades do dia a dia”, lembra o presidente da SBOT.

Silva destaca que na maioriadas vezes os traumas são múltiplos, como os de face, tórax, pernas e braços. “A vítima é sempre muito jovem e do sexo masculino (87%)”, completa. Segundo a pesquisa, 52% são motociclistas entre 18 e 30 anos; em 28% dos casos, entre 30 e 40 anos; e 20% acima dos 40 anos.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock