Ultima atualização 20 de agosto

Detran-RJ se compromete com implementação da Lei do Desmonte

Presidente do departamento acompanhou seminário da Fenacor e afirmou que órgão já está trabalhando no tema Lei do Desmonte
Armando Vergilio durante seminário da Fenacor

Uma queda de 50% nos casos de roubos e furtos de automóveis no Rio de Janeiro. Este seria o retorno da aplicação da Lei do Desmonte no Estado, segundo a Fenacor. A federação ainda acredita que, com menos crimes, haverá queda de aproximadamente 30% no valor das apólices de seguros, beneficiando o consumidor. Os números foram apresentados no seminário “Lei do Desmonte, Acidentologia e Vitimação no Trânsito”, promovido ontem (19) na cidade.

Em vigência desde o dia 20 de maio deste ano, a Lei Federal 12.977/14 (também conhecida como Lei do Desmonte) ainda não é cumprida no Estado do Rio, o segundo do Brasil em número de roubos e furtos de veículos – no primeiro semestre de 2015, foram roubados 23.887 veículos, sendo que a metade foi recuperada. De acordo com o presidente do Detran-RJ, José Carlos Araújo, o Estado cumprirá a lei em, no máximo, um ano.

“Já estamos nos informando internamente e seremos rápidos. O estado, através da Secretaria de Segurança Pública, já combate os desmontes irregulares. Esta é uma lei do bem, que só traz benefícios para a sociedade. Vamos implementá-la”, afirmou durante a abertura do evento.

Em São Paulo, onde existe lei similar estadual há um ano, foram fechados pela fiscalização 674 desmanches irregulares de 1254 fiscalizados. Nos primeiros quatro meses do ano, o número de furtos caiu 11% e os roubos diminuíram 26%. Com a lei federal, a expectativa é que estes números caíam ainda mais ao longo do ano. Calcula-se que, em São Paulo, 30 mil veículos foram poupados da ação de marginais em 2015.

A Fenacor quer que este cenário se repita no Rio. “Os criminosos e estabelecimentos clandestinos que atuam em São Paulo e foram fechados vão migrar para os estados vizinhos. Ou seja, o Rio pode ter seu quadro de roubos e furtos de carros agravado”, alertou o presidente da Federação e autor da lei quando deputado federal, Armando Vergilio.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock