Ultima atualização 23 de junho

Telemetria: cada vez mais usada por empresas brasileiras

Tecnologia ajuda transportadoras a reduzir consumo de combustível e acidentes, identificar e gerenciar comportamento de motoristas e diminuir emissões de carbonos

De acordo com a Confederação Nacional dos Transportes (CNT), o Brasil tem 1,7 milhão de quilômetros de rodovias, sendo que 12,4% estão pavimentados. Em consequência das deficiências das estradas do país, há alto consumo de combustível, desgaste acelerado da frota de veículos e maior índice de acidentes.

Dessa forma, as transportadoras e embarcadoras buscam soluções eficazes para minimizar essas questões por meio de equipamentos que usam telemetria para identificar trechos perigosos e planos de gerenciamento de riscos, que juntos conseguem reduzir o número de sinistros.
Os maiores causadores dos acidentes são a imprudência e o cansaço na direção. Por isso, monitorar estes dois pontos e alinhar as metas da empresa com eles é fundamental na prevenção”, diz o diretor da Mix Telematics, Luiz Munhoz.

Segundo o executivo, o custo dos acidentes, que já é alto, vai continuar crescendo. “O custo médio de um acidente no Brasil é avaliado em R$ 58 mil e os maiores fatores que impactam nesse valor são danos ambientais; indisponibilidade da frota; não atendimento aos clientes; ressarcimento a terceiros acidentados e perda de capacidade produtiva e absenteísmo”, completa Munhoz.

Empresas que usam

Uma empresa de transportes gerais aderiu a uma solução flexível que fornece, em tempo real, um conjunto de dados para os gestores de frota. O objetivo é reduzir custos com combustível, a partir de uma gestão eficiente, que também traz outros benefícios, como melhorar a segurança do motorista, dar maior motivação à equipe, saber onde os veículos estiveram ou estão e verificar a entrada em áreas não autorizadas.

Outras duas companhias, também do ramo de transportes, buscaram solução para controlar a jornada de trabalho dos motoristas. Elas, que atuam em diversas áreas e precisam de um controle rígido sobre horas trabalhadas, com base na legislação da Jornada de Trabalho vigente, passaram a ter uma visão mais ampla sobre o que acontece dentro e fora da empresa. Isso quer dizer que é possível controlar a hora em que o motorista começa a trabalhar, paradas, forma de direção, entre outros aspectos importantes, por meio de relatórios detalhados e consistentes.

Um Grupo que utiliza equipamentos especiais, carretas, pranchas, transportadores de rodas, guindastes veiculares, guindastes, gruas, plataformas e manipuladores, optou por otimizar o controle de apontamentos de serviço e monitorar o uso das máquinas pelos operadores. A solução permite reduzir gastos com combustível e manutenção em até 15%, aumentando o controle e reduzindo a ociosidade da frota. O computador de bordo lê o barramento CAN dos veículos e identifica o estilo de direção dos motoristas; além disso, um exclusivo relatório segundo a segundo (tachodata) permite reconstituir acidentes.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock