Ultima atualização 08 de junho

Posicionamento da FenaSaúde sobre o reajuste dos planos individuais

Aumento do índice médio divulgado pela ANS foi de 13,55%

shutterstock_100422550 1

A FenaSaúde divulgou, na noite da última quarta-feira (3), seu posicionamento referente ao reajuste dos planos individuais, divulgado pela ANS na mesma data. Segue o comunicado:

“A necessidade de reajuste anual das mensalidades dos planos e seguros de saúde individuais – contratados após a vigência da Lei nº 9.656, de 1998 – varia em função do perfil de cada conjunto de planos, ou seja: composição das carteiras de beneficiários das operadoras; recorte etário dos clientes; distribuição geográfica dos planos; redes de prestadores de serviços médicos, se própria ou credenciada; entre outros aspectos. Apesar dessa diferenciação, o aumento do índice médio divulgado pela ANS – de 13,55%, em 2015, contra 9,65%, do ano de 2014 – demonstra que os custos médicos cresceram substancialmente para todas, conforme vem sendo alertado e evidenciado pela Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde).

Outros fatores exercem forte pressão globalmente sobre os custos assistenciais: o aumento da frequência de uso dos recursos médicos estimulado pelos próprios prestadores de serviço; os desperdícios e desvios na cadeia produtiva do setor – por exemplo, na realização de cirurgias com uso de órteses e próteses sem a real necessidade, como vem sendo denunciado; a incorporação acrítica de novas tecnologias ao Rol da ANS – nem sempre produzindo resultados para a coletividade compatíveis com seu alto custo; o aumento frequente dos preços de materiais e medicamentos; e o modelo de remuneração dos prestadores de serviços médicos baseado no volume de procedimentos realizados.
Os números falam por si: entre 2007 e 2013, o gasto médio por consulta disparou em 12%, em termos reais. Já o gasto médio por internação aumentou em 52%, no mesmo período. A FenaSaúde reitera que é importante chegar a uma formulação que atenda ao bom funcionamento do mercado de Saúde Suplementar, tanto do ponto de vista dos beneficiários dos planos quanto do equilíbrio técnico e atuarial do sistema.”

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock