Ultima atualização 21 de maio

Festas de casamento podem ser seguradas

Dentro da carteira de eventos, os casamentos têm expressividade e contam com coberturas flexíveis para atender demandas da festa

O casamento da cantora Preta Gil na terça-feira, 12, foi o assunto da semana em diversos portais. Os comentários foram os mais diversos, mas o fator que mais chamou atenção foi o valor gasto para a celebração. O casamento “ostentação” da cantora teria custado cerca de R$ 2 milhões. Será que Preta tinha a garantia de sua festa? Um evento desse porte precisava de algum tipo de proteção.
Seja para casamentos milionários ou cerimônias mais simples, o mercado de seguros tem em sua prateleira um produto para eventos que engloba os casamentos, no qual a principal cobertura é para danos a terceiros que permite que se algum acidente acontecer, durante a cerimônia, com convidados haverá proteção. Problemas com buffet, ocorrência de dano moral, montagem e desmontagem, fornecimento de bebidas e não utilização do local são alguns imprevistos que têm cobertura na cerimônia.
Marcelo Santana, gerente de Ramos Elementares da Porto Seguro, conta que a procura por esse tipo tem crescido dentro da companhia, mas ainda há muito espaço para ser explorado. “Como todo seguro no Brasil ele não é procurado por 100% das pessoas que se casam. Ele vem crescendo, ano passado tivemos um crescimento de 26% nas contratações, o que a gente considera um número expressivo”, aponta.
Ainda que esteja disponível para compra tanto por pessoa jurídica quanto por pessoa física, as empresas que organizam o evento ainda são as maiores responsáveis pela contratação do seguro para casamento. “Em geral, não é o noivo ou a noiva que procura, porque eles têm outras preocupações e, geralmente, já designaram um profissional para fazer essa parte”, ressalta Santana. Mas se a festa for totalmente planejada pelos noivos é importante que eles procurem fechar uma apólice para o evento.
A empresa contratada para a organização também terá que terceirizar algumas funções, como os serviços de Buffet, estacionamento, bebidas, iluminação e estrutura. O sgeuro contratado pela organização, em geral, cobre os danos que essas outras empresas venham a sofrer com seus funcionários ou equipamentos, mas Santana diz que era preciso uma proteção mais abrangente. “Em um mundo ideal, cada um teria seu contrato de Responsabilidade Civil, o que deixaria o contratante mais seguro. Por exemplo, se não há o seguro e acontece um sinistro que cria uma demanda por indenização, os noivos podem até ganhar uma ação judicial e terem que ser ressarcidos, mas se a empresa não tiver como arcar e quebrar, a indenização nunca virá”, alerta o executivo da Porto.
O seguro para eventos é um alerta comum: o seguro importa. É preciso que as pessoas vejam como o cotidiano delas não é algo distante do mercado e que as companhias têm se empenhado para desenhar uma proteção para tudo que é possível, garantindo a segurança.
As coberturas do seguro variam bastante, as festas têm características muito distintas para que seja estipulado um único padrão de contratação. Mas os danos a terceiros, normalmente tem limite de R$ 5 milhões.

Amanda Cruz
Revista Apólice

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO