Ultima atualização 29 de outubro

Pará é o estado do Norte com mais acidentes fatais envolvendo motos

Dados são resultados do levantamento do Grupo BB E Mapfre e Cesvi Brasil sobre colisões com motocicletas

Levantamento elaborado pelo Grupo Segurador BB e Mapfre, em parceria com o Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), aponta que o Pará é o estado da região Norte com maior registro de acidentes fatais envolvendo motocicletas. Responsável pela maior frota da região e a 11ª do país, o Estado registra 8,8% dos casos de todo o país.
Em segundo lugar, entre os estados da região, está Rondônia, com 3,6% dos acidentes, seguido por Tocantins que registrou 3,3% das colisões envolvendo motocicletas. Os demais estados estão nas últimas posições do ranking nacional, sendo Amapá (0,3%), Acre (0,3%) e Roraima (0%).
“O conhecimento sobre esses dados permite que sejam desenvolvidos programas de conscientização no trânsito e redução dos registros fatais”, afirma Jabis Alexandre, diretor geral de Automóvel do Grupo.
O estudo também aponta que toda a região Norte concentra 16,3% das colisões do país, sendo que detém 8,6% da frota brasileira de motocicletas, motonetas e ciclomotores. No contexto nacional, está em terceiro lugar no índice de acidentes.
Para a realização do levantamento, o Grupo e o Cesvi analisaram 360 acidentes envolvendo motocicletas e vítimas fatais em todo o país. Os sinistros aconteceram entre agosto de 2012 a julho de 2013.

Ranking nacional – A análise nacional dos casos em todo o país revelou que a maior causa dos acidentes, 73% dos casos, é provocada pelo próprio motociclista. Em segundo lugar, estão as colisões com automóveis (11%), seguido por caminhões (7%), e, em quarta posição, são batidas envolvendo animais na via (6%). Problemas na via (buracos, falta de sinalização etc.) e com o veículo respondem pelas menores causa de acidentes, 1% cada uma.

 

K.L.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock