Ultima atualização 29 de setembro

Estresse e baixa qualidade de vida afetam saúde dos executivos brasileiros

Realizada pela Omint, pesquisa mostra que problemas de saúde mais comuns entre profissionais são consequências de estresse e hábitos não saudáveis

stress

Um levantamento feito pelo Núcleo de Prevenção da Omint mostrou que, dos 20 problemas de saúde mais comuns apresentados por profissionais que vão da média gerência à alta gestão, 11 são consequências de uma vida estressada e permeada por hábitos não saudáveis.

Segundo a pesquisa, que avaliou as condições de saúde de 20 mil executivos no primeiro semestre de 2014, 94,31% dos entrevistados afirmaram não manter uma alimentação equilibrada. O índice de sedentários é de 41,72%, enquanto 33,04% afirmaram ter um nível de estresse muito alto. O número de fumantes, que era de 18% da população em 2004, vem caindo gradativamente e hoje chega a 11,46%.

Para Caio Soares, doutor e diretor médico da companhia e coordenador da pesquisa, se o estresse das longas jornadas de trabalho contribui para que haja um número considerável de executivos com sintomas de ansiedade, depressão, insônia, enxaqueca, além de tensões musculares e problemas nas costas e pescoço, o pouco cuidado com a alimentação e o sedentarismo faz com que quatro das principais doenças causadoras de doenças cardíacas (hipertensão, diabetes, colesterol e excesso de peso) apareçam no ranking das chamadas “doenças corporativas”.

Além disso, 40% dos executivos avaliados apresentaram Índice de Massa Corporal (IMC) acima do recomendado pela medicina (>25), o que para Soares não significa que ainda estejam obesos, mas se mostra como um alerta.

Os que registraram pressão superior a 140X90 somaram 6%. “Esse quadro pode melhorar muito com mudanças gradativas na rotina. O indivíduo precisa equilibrar seu tempo entre o trabalho, atividades físicas, lazer e família. Isso é essencial para se ter ânimo de mudar”, afirma.

A pesquisa constatou ainda que 30,13% dos executivos estão tentando se alimentar melhor, enquanto 39% afirmaram pensar no assunto. A motivação para incluir atividade física na rotina, porém, é maior: 41% disseram tentar incluir o exercício físico em algum momento do dia, enquanto 42%% pensam no assunto. Entre os fumantes, apenas 9% tentam parar, embora 47% afirmam pensar no assunto.

L.S.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO