Ultima atualização 28 de agosto

Maranhão é o estado com mais acidentes fatais envolvendo motos

É o que aponta levantamento do Grupo BB e Mapfre e CESVI Brasil sobre colisões com motocicletas

Com apenas 3,3% da frota de motocicletas de todo o país, o Maranhão é o estado com mais acidentes fatais envolvendo o veículo, sendo responsável por 9,7% dos registros. O dado é resultado de levantamento elaborado pelo Grupo Segurador BB e Mapfre, em parceria com o Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária).
Por uma diferença mínima, Pernambuco está em segundo lugar, com 9,4% dos casos de colisões, e a Bahia está na terceira posição do ranking, com 8,8%. Os três estados também estão nos três primeiros lugares do ranking nacional.
Ceará e Piauí respondem ambos por 6,4% das estatísticas, seguidos pela Paraíba com 2,8% dos acidentes com vítimas. O sétimo lugar ficou com Alagoas (2,5%), após Sergipe (1,9%) e, por fim, o Rio Grande do Norte, com 1,1%.
O estudo também mostra que o Nordeste concentra 49% dos acidentes fatais ocorridos em todo o país e detém 26,3% da frota de motocicletas.
“Conhecer esse cenário auxilia as autoridades e motoristas a mudarem essa realidade do trânsito de hoje. Por isso, a importância da divulgação de rankings como esse”, afirma Jabis Alexandre, diretor geral de Automóvel do Grupo BB e Mapfre.
Para a realização do levantamento, o Grupo e o CESVI analisaram 360 acidentes envolvendo motocicletas e vítimas fatais em todo o país. Os sinistros aconteceram entre agosto de 2012 a julho de 2013.

Ranking nacional
A análise nacional dos casos em todo o país revelou que a maior causa dos acidentes, 73% dos casos, é provocada pelo próprio motociclista. Em segundo lugar, estão as colisões com automóveis (11%), seguido por caminhões (7%), e, em quarta posição, são batidas envolvendo animais na via (6%). Problemas na via (buracos, falta de sinalização etc.) e com o veículo respondem pelas menores causa de acidentes, 1% cada uma.

A.C.
Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO