Ultima atualização 08 de agosto

Abramge e Sinog promovem congressos para debater saúde suplementar

Evento acontece nos dias 4 e 5 de setembro

Na edição deste ano, os Congressos Abramge e Sinog, evento mais importante para a Saúde Suplementar, promovido pela Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge) e Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo (Sinog), reunirá, em 4 e 5 de setembro, no Salão Nobre do Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, especialistas e executivos para debater os desafios e perspectivas da saúde suplementar. Dentre os participantes, André Longo, presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) abordará a consolidação da regulamentação e o desempenho da agência frente aos desafios. A Conferência Magna ficará a cargo de Ricardo Amorim, debatedor do programa Manhattan Connection, da Globo News. No mercado financeiro desde 1992, o economista e estrategista de investimentos dará a sua visão sobre o impacto do panorama político e econômico na área da saúde.
O desempenho econômico e social do País, com mais empregos formais, melhores salários e mais consumo, alavancou o setor de planos de saúde, que vem apresentando crescimento desde 2003, quando havia 31,7 milhões de usuários e hoje chega a quase 51 milhões. Com uma taxa de cobertura superior a 25% da população brasileira, as operadoras de planos de saúde médico-hospitalares atendem a um número de pessoas equivalente ao de cidadãos cobertos pelo reconhecido sistema de saúde inglês, o National Health Services – NHS (presta serviços a 53 milhões de cidadãos ingleses). A população coberta com algum tipo de plano odontológico, por sua vez, alcançou 21 milhões de beneficiários em março de 2014, com crescimento de 8,4% em relação ao mesmo período de 2013, superando a população do Chile (17,5 milhões). Essas comparações revelam a dimensão do sistema de saúde suplementar brasileiro.
Mesmo em ascensão, o setor passa por grandes desafios. Os Congressos da Abramge e Sinog, discutirão as principais questões que envolvem o tema, abordando aspectos como o envelhecimento da população brasileira, a incorporação de novas tecnologias, além das medidas de regulamentação que impõem maiores custos às operadoras, ao mesmo tempo da necessidade de atender a uma demanda cada vez maior, cumprindo a oferta de serviços de qualidade.
Outros nomes estão confirmados, como o do médico e neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, que falará sobre inovações tecnológicas. Nicolelis foi o responsável pela criação do exoesqueleto (veste robótica) controlado pela atividade cerebral, usado por um paciente paraplégico para dar o pontapé inicial no Mundial de 2014. A tecnologia ainda é tema da  palestra de Gil Giardelli, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) nos cursos de pós-graduação, MBA, Miami Ad School, do CIC – Centro de Inovação e Criatividade e da FIA-USP – Fundação Instituto de Administração. Giardelli apresentará as questões que envolvem o acesso e custo dessas inovações.
Estarão em pauta ainda “Qualidade como Processo de Gestão de Saúde”, e o tema “Medicina Baseada por Evidência como Ferramenta”, que serão apresentados, respectivamente, por Haino Burmester, coordenador de RH da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, e Álvaro Nagib Atalah, diretor do Centro Cochrane do Brasil e  professor titular e chefe de disciplina Medicina de Urgência e Medicina Baseada em Evidências da Unifesp/EPM. No segundo dia do evento, durante o painel “Impactos de Custos na Operação de Planos de Saúde”, Gilberto Luiz do Amaral, presidente do Conselho Superior e coordenador de Estudos do IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, mostrará um Panorama Tributário do Setor, enquanto o consultor Eduardo Pereira Nunes, abordará os “Movimentos Demográficos – Desafios e Perspectivas para a Saúde Suplementar”.
“Os serviços de saúde representam o quarto principal item de consumo das famílias, atrás apenas de Alimentação e Bebidas, Transportes e Habitação. Além disso, possuir um plano de saúde é o segundo item na pauta de reinvindicações dos trabalhadores, seguido apenas do salário. Queremos discutir, durante os Congressos Abramge e Sinog, como superar os desafios e atender às expectativas dos brasileiros. Mostrar como novos modelos de parcerias público-privadas (PPPs) na área de saúde e mudanças na legislação podem e devem ser desenvolvidos para estimular, ainda mais, investimentos, expandir os serviços, e trazer uma grande contribuição para a economia brasileira”, aponta Arlindo de Almeida, presidente da Abramge.
Arlindo adianta que um dos temas mais importantes do Congresso é a “Gestão de OPME”, que será abordada por Pedro Ramos, diretor da Abramge. As órteses, próteses e materiais especiais têm tomado relevante espaço nas discussões sobre custos assistenciais, pois respondem pelas parcelas mais expressivas destes gastos.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site: http://www.abramge.com.br/19congresso.aspx.

Programação

19º Congresso Abramge e 10º Congresso Sinog
4 e 5 de setembro de 2014 – A partir das 8h30
Hotel Maksoud Plaza
Alameda Campinas, 150 – São Paulo – SP

Tema Principal: Saúde Suplementar: Desafios e Perspectivas

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock