Ultima atualização 02 de dezembro

Percentual da população que tem plano de saúde aumenta para 24,7%

Em 2002, a proporção era 17,9%, aponta estimativa da ANS analisada pelo IBGE

No Brasil, 24,7% da população têm acesso a planos de saúde. Em2002, aproporção era 17,9%. A estimativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foi analisada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Síntese de Indicadores Sociais – Uma Análise das Condições de Vida dos Brasileiros, divulgada na última sexta-feira (29).

Porém, a cobertura pela saúde privada é concentrada na Região Sudeste, que detém 64% dos planos.  Entre os estados, São Paulo tem a maior cobertura, com 43,6% da população com plano de saúde no ano passado, enquanto no Acre apenas 5,6% das pessoas tinham o serviço contratado.

O IBGE também destaca que faltam médicos no país como um todo, mas a desigualdade regional também é muito acentuada. Enquanto o Ministério da Saúde recomenda a proporção de 2,5 médicos por mil habitantes, a média brasileira está em 1,95, variando de 0,98 na Região Norte a 2,61 no Sudeste. Os dados, de 2011, são do Conselho Federal de Medicina.

Quanto aos investimentos, o IBGE identifica um direcionamento de recursos para a atenção básica. Em 2002, 17,4% da população eram cobertos por equipes da Saúde da Família, índice que subiu para 54,8% em 2012, distribuídos por 5.297 municípios.

O estudo também destaca diminuição dos indicadores de mortalidade infantil e materna, além do aumento dos índices de tratamento da aids e de capilaridade da atenção básica. Por outro lado, o IBGE alerta para a falta de avanços para proporcionar mais qualidade de vida relativa ao envelhecimento e de pesquisas para tratar doenças que ainda têm alta incidência no país, como a malária.

Fonte: Agência Brasil

Percentual da população que tem plano de saúde aumenta para 24,7%

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO