Ultima atualização 23 de outubro

Gargalos nos transportes: problemas ou oportunidades?

Por Luiz Munhoz*

Um país continental e cerca de 1,7 milhões de quilômetros de malha rodoviária, considerada a quarta maior do mundo, com aproximadamente 220 mil quilômetros pavimentados. Esta é a realidade brasileira, bem diferente do que acontece nos Estados Unidos, por exemplo, cuja rede é de cerca de 6,5 milhões de quilômetros, com mais da metade pavimentada (4,1 milhões de quilômetros, aproximadamente).

Além do nosso tamanho e do quanto ainda precisamos melhorar nas rodovias, ainda temos tráfego intenso nos grandes centros, que entopem as nossas vias de locomoção e trazem caos para os segmentos de transporte e logística.

Somado a isso, ainda temos várias questões culturais, principalmente em relação à direção (motoristas que não respeitam a sinalização, embriaguez etc.), e que precisam ser questionadas e transformadas urgentemente.

A realidade é complicada? Sim, porém não adianta apenas reclamar. É preciso que as empresas que atuam no segmento entendam a realidade e busquem soluções efetivas, que envolvam tecnologia e educação.

Diante disso, vemos reações de empresas que estão apostando fortemente em ações na área de telemetria, que ficou conhecida amplamente nas corridas automobilísticas, ao coletar dados dos carros (velocidade, como o motorista freia, acelera etc.), e transmiti-los a especialistas, que buscam melhorar  desempenho e resultado.

Hoje, a telemetria saiu das pistas de corridas e está ocupando espaço no ramo de transporte e logística, e traz inúmeros benefícios: redução de custos de combustível e manutenção, segurança do motorista, redução do número de acidentes, melhoria na utilização e na eficiência de sua frota e no atendimento ao cliente.

Isso acontece justamente porque as transportadoras e embarcadoras estão de olho na tecnologia e querem ferramentas confiáveis para ajudá-los na árdua missão de levar mais de 70% do volume total transportado no Brasil.

Hoje, mais do que prevenir e evitar furtos e roubos de cargas, as empresas querem soluções para driblar os gargalos estruturais e chegarem nos quatro cantos do País. E mais importante do que chegar, elas querem segurança para seus motoristas e suas cargas, o que mostra que a nossa cultura está mudando e ganhando outros caminhos.

As empresas estão cada vez mais sérias e abertas para seguirem legislações, como a lei da jornada de trabalho do motorista. Para ajudá-las a telemetria possibilita saber como os profissionais estão trabalhando e, assim, é possível criar programas de treinamento, bem como melhorar o comportamento do motorista e reduzir acidentes.

A tecnologia existente hoje no mercado ainda permite a redução do consumo de combustível e minimizam os custos para manutenção da frota, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Enfim, a telemetria está aí para nos ajudar a enfrentar os problemas e ajudar quem trabalha no dia a dia das estradas e cidades. O importante é estarmos todos atentos e buscarmos o que há de melhor no mundo e trazer para o Brasil e possibilitar que nossos transportes tenham cada vez mais eficiência e segurança.

* Luiz Munhoz é diretor de operações da Mix Telematics no Brasil

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock