Ultima atualização 14 de outubro

Acidentes de trânsito envolvendo crianças têm aumento de 72% nos últimos cinco anos

Seguradora Líder DPVAT faz levantamento que mostra aumento de 118% dos casos de invalidez em crianças até dez anos

De 2008 a 2012 houve um crescimento de 72% na solicitação de indenizações à Seguradora Líder DPVAT por acidente de trânsito envolvendo crianças de 0 a 10 anos. Quando são analisadas apenas as indenizações por invalidez permanente, o aumento, nos últimos cinco anos, é de 118%. Os números ainda podem aumentar, pois as vítimas têm um prazo de três anos para solicitar o benefício.
Apenas em 2012, foram mais de 5.000 indenizações por acidentes com crianças. De acordo com o levantamento realizado pela Seguradora Líder DPVAT, a maior incidência de indenizações pagas foi para a criança como pedestre. Em 2012, 56% dos benefícios foram pagos para casos de atropelamento.
Esta tendência muda quando verificada a motocicleta isoladamente. Entre as transportadas pelas motocicletas, as principais vítimas têm entre 0 a 7 anos, representando 63% das ocorrências de indenizações pagas pelo Seguro DPVAT no ano passado. Esse dado é ainda mais grave se considerarmos que o Código Brasileiro de Trânsito estabelece como infração gravíssima: “conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor, transportando criança menor de sete anos ou que não tenha condições de cuidar da sua própria segurança”.
Quando analisados os dias com maior ocorrência de acidentes com crianças, estão os sábados e os domingos. No ano de 2012, os dias do fim de semana representaram 39% das ocorrências. Em relação ao horário, o período com maior incidência de acidentes indenizados em 2012 por morte e invalidez para crianças foi o anoitecer, com 26% dos casos, seguido da tarde com 25%.
A seguradora, em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária, criou um vídeo explicativo sobre a importância da utilização do cinto de segurança no banco traseiro. Embora seja obrigatória, muitas pessoas desconhecem. O material pode ser acessado pelo link: http://www.youtube.com/watch?v=syCn2eFxVzo.

A.C.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock