Ultima atualização 28 de agosto

Assistência médica e seguro de vida continuarão nos pacotes de benefícios

Segundo pesquisa da Aon Hewitt, companhias brasileiras já adotam alternativas de prevenção, como ações de combate ao tabagismo ou controle da obesidade

A tendência é que as empresas brasileiras continuem oferecendo os benefícios em grupo, como assistência médica e odontológica, vale refeição e vale alimentação, segundo Humberto Torloni Filho, vice-presidente técnico da área de benefícios da Aon Hewitt, consultoria em benefícios e capital humano.

De acordo com o executivo, saúde é o benefício mais caro no leque oferecido pelas empresas. “Os custos crescentes em planos de saúde são uma preocupação constante, considerando o atual cenário da saúde pública no Brasil, e por se tratar de benefícios indispensáveis para a retenção de talentos”, afirma.

A consultoria realizou um estudo com mais de 260 companhias no Brasil, que avaliou detalhadamente os benefícios oferecidos pelas empresas aos colaboradores. A pesquisa revelou os 10 principais itens e apontou o índice de prevalência desses benefícios.

O gráfico demonstra que os dez principais benefícios têm prevalência de mais de 50%. Além disso, assistência médica e seguro de vida estão acima dos 90%.

O estudo mostra ainda que as companhias estão adotando alternativas de prevenção. Atualmente, 24,9% das empresas pesquisadas oferecem programas ou campanhas de promoção à saúde. Quase 50% têm ações de combate ao tabagismo e 60% desenvolvem iniciativas de controle da obesidade.

Para Antonietta Medeiros, diretora médica da Aon Hewitt, o investimento em programas de prevenção à saúde é uma tendência positiva, que veio pra ficar. “As empresas que nós ouvimos já fazem um acompanhamento cuidadoso dos funcionários portadores de doenças crônicas, além de investir na promoção de atividades físicas, ginástica laboral e conscientização alimentar”, comenta.

Outra forma de reduzir os custos de saúde é o stop loss, uma espécie de resseguro para cobrir gastos acima do previsto. Segundo Humberto Torloni Filho, esse tipo de cobertura é acionado quando os gastos com a internação de um colaborador ultrapassam o limite imposto pela empresa. “As apólices de stop loss são interessantes para uma variedade de empresas, além de ser a principal maneira de reduzir o valor do prêmio sem a necessidade de fazer o downgrade de benefícios e ainda manter os custos equilibrados.

J.N.

Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO