Ultima atualização 25 de maio

Dia do Consumidor – segurança para comemorar

No dia 15 de março é comemorado o Dia Mundial do Consumidor. Foi o dia em que o presidente dos Estados Unidos, John Kennedy encaminhou uma mensagem ao Congresso americano, em 1962, reconhecendo diversos direitos dos consumidores, especialmente aqueles vinculados à informação, à segurança e à livre escolha dos produtos e serviços por parte dos consumidores. Neste mesmo mês de março passou a vigorar, em nosso país, o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078 de 11 de setembro de 1990, que entrou em vigor em março de 1991).

Nestes 22 anos, muito mudou na relação consumidor/fornecedor, mas permanecemos com um grande trabalho a fazer. Isto porque ainda há problemas nas relações “tradicionais” de consumo, mas também porque vivemos em um mundo com transições de realidades cada vez mais rápidas e com novos problemas advindos destas novas realidades – a telefonia celular, a internet e o comércio eletrônico, as mídias sociais, a globalização da economia e a globalização das informações, as preocupações necessárias e relevantes com o meio ambiente, a questão fundamental do lixo e seu destino, a busca por fontes energéticas alternativas. São muitos novos problemas e conflitos a serem compostos nesta relação consumidor/fornecedor.

Apesar deste contexto, no dia do consumidor, vamos falar de um assunto extremamente velho, mas cada vez mais novo também: a necessidade de proteção e de segurança do consumidor. Isto porque há uma sensação onipresente em todos de desproteção e de insegurança, causada pela propaganda invasiva em qualquer momento de nossas vidas, pelo celular, pela internet, pela TV, pelo rádio do carro. A incerteza causada pelo uso de novos equipamentos e de novos meios de pagamento e de comunicação (magnetismo de aparelhos, hackers, uso indevido de imagens em mídias sociais, fraudes eletrônicas) por novas drogas e novos elementos que aparecem em nossa alimentação (gorduras trans, glúten, sódio, corantes estabilizantes acidulantes, hormônios utilizados em animais, meta-anfetaminas, estimulantes, anabolizantes, agrotóxicos); pela exposição de nossas crianças ao consumo exagerado e a informações divulgadas muito democraticamente; pelas mudanças climáticas que trazem enchentes, raios, tsunamis, ciclones extratropicais. E assim, surgem “novas” doenças ou aparecem sob cores mais fortes: síndrome do pânico, bulimia, anorexia, estresse, depressão, epidemias, alergias, diabetes, obesidade – tudo em nome da modernidade, da rapidez, da evolução.

Assim, neste mundo do consumidor moderno, proponho tentar resgatar velhos conselhos que foram repassados de nossos avós para nossos pais e destes para nós, rogando que possamos não nos esquecer de repassá-los aos nossos filhos, perdidos na correria da vida: cautela, previdência, paciência, planejamento. Conselhos que ouvimos e que devemos respeitar para sobreviver como consumidores mais atentos, mais precavidos, menos ávidos por panacéias de soluções rápidas e definitivas, mais ponderados e reflexivos ao olhar a vida que teremos e que será mais longa e mais desafiadora.

Por todas estas razões, fico feliz, na data de hoje, por integrar o mercado de seguros, que, como todo segmento de fornecedores tem seus problemas na relação com seus consumidores, mas que caminha como crescente fonte de soluções para estes consumidores e seus novos problemas: coberturas de responsabilidade civil, seguros financeiros (garantias de contratos), produtos de previdência inovadores,seguros de vida para segmentos específicos (mulheres, idosos, trabalhadores em condições especiais de exposição), coberturas em saúde e para doenças específicas. 

Assim, proponho neste dia do consumidor uma avaliação pausada e reflexiva de cada um de nós se não poderíamos nos sentir mais seguros, mais protegidos neste novo mundo de superexposições e incertezas com alguma modalidade de seguro. Cautela, previdência, paciência, planejamento – palavras de nossos avós e de nossos pais – tem tudo a ver com as necessidades deste novo mundo, de seus novos consumidores e com o mundo dos seguros.

* Liliana Caldeira é advogada da Mongeral Aegon Seguros e Previdência

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO