Em agosto de 2013 está prevista para entrar em vigor a resolução 245 (Simrav), a lei que prevê a instalação do equipamento antifurto em todos os veículos fabricados no Brasil. A lei deve incentivar a diminuição dos índices de roubo e furto de veículos no Brasil.

De acordocom a Gristec, (Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento), a vantagem para o consumidor será poder optar ou não pela ativação do serviço de localização e bloqueio. Se escolher a ativação, o processo é feito remotamente (over the air), ou seja, o condutor não precisa mais levar o automóvel a uma concessionária ou prestador de serviço.

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) está certificando os fabricantes de equipamentos antifurtos. Algumas empresas associadas da Gristec já foram homologadas.

Além da garantia do sigilo das informações de localização, o proprietário do veículo ganha mais segurança ao ter o equipamento antifurto instalado, considera a associação. Isso porque, será parte integrante do carro, e caso o dispositivo seja retirado ou adulterado, o automóvel perde, automaticamente, sua funcionalidade se autobloqueando.

J.N.

Revista Apólice

1 COMENTÁRIO

  1. Gostaria que me respondessem o seguinte sabendo que a violencia esta cada vez mais cruel ou seja bandidos atiram sem pensar mesmo que as vitimas nao reajam o que poderia acontecer com essas pessoas quando abordadas por bandidos esse delito sofreria alteracao de comportamento e com certeza seria mais traumatizante. Entendo que pessoas mais abrangentes no conceito de seguranca pudessem refletir mais afundo sobre a questao e que fosse direcionada realmente a seguranca das pessoas e de seus veiculos e nao apenas pensar no objeto do furto.

Deixe uma resposta